segunda-feira, 10 de junho de 2013

ONDE FICA O CÉU? E O INFERNO? - NÃO SEI!


Hoje é um dia atípico? O entusiasmo está em baixa. 
Lembrei de uma aula de noções de astronomia em que uma aluna me interrompeu perguntando: - Onde fica o céu?  Onde fica o inferno? Boas perguntas. O que é céu, o que é inferno? Vejamos alguns conceitos:
- Inferno ou mundos inferiores? Ao que tudo indica é a tal história: ‘quem conta um conto aumenta um ponto’. A referência a um local como sendo de expiação, sofrimento, tortura logo é designado como sendo ‘o inferno’ que se contrapõe ao céu que teoricamente está lá no alto e é um lugar de beleza, luz, felicidade eterna. Portanto o ‘inferno’ estará localizado nas profundezas de algum lugar.
‘Inferno’- a Igreja católica adotou o termo e o conceito, segundo informações, a partir do ‘Inferno’ descrito no livro de Dante Alighieri.  A palavra ‘inferno’ teria origem em ‘ínferos’ = mundo inferior, ou seja, mundos subterrâneos.
Informação mais antiga fala que havia a sudoeste de Jerusalém um local no vale de Hiron, ou Ge-Himnon, e que deu origem à palavra Geena ou Inferno. Lá viviam os Refains – uma espécie de  gigantes  malignos que tinham um templo dedicado ao Deus Moloque onde se faziam sacrifícios humanos. Depois foi transformado em um lixão que ardia constantemente e onde eram queimados também animais mortos e pessoas que faleciam de doenças contagiosas, etc.
‘Mundos inferiores’ = mundos subterrâneos. É um assunto muito longo. Eu não tenho dúvidas de que existem grandes ocos – cavernas gigantescas no interior da Terra que abrigam outros seres... Uma das referencias mais curiosa que vi a respeito é que, os judeus, para serem libertados do Egito, haviam prometido ao Senhor (EL – Javé) de que, após morrerem, iriam prestar serviços lá. Lembremos da “Viagem ao Centro da Terra” – Júlio Verne – ele era uma espécie de repórter científico da sua época. Relatos  das Viagens do almirante Richard E. Byrd, da Marinha americana, e fatos da época da segunda Guerra Mundial indicam a possibilidade  de uma Terra com outra estrutura. -  “Nossa expedição encontrou um grande território NOVO!” – (mensagem radiofônica do Contra-Almirante Byrd, confirmada pela imprensa dos EEUU  - 5/02/1956).
Céu ou inferno?
Quando o Cristo falava na vida imortal não falava dos céus; falava da sabedoria de Deus, do conhecimento de Deus.  Se se buscam os prazeres do céu, não se buscam verdadeiramente o caminho que conduz a Deus, à perfeição, à integração. São coisas muito diferentes.
Anjos que povoam o mundo do bem, ou os demônios causadores dos males são denominações dadas a Gênios da natureza segundo estudos esotéricos. Eles existem independente de acreditarmos ou não neles; são chamados de deuses maiores e deuses menores. Povoam, não o imaginário, mas outras dimensões invisíveis aos nossos olhos mortais. Hoje, um pedido ao Anjo do Entusiasmo: -  “Obrigado por dar-me forças para continuar na caminhada que me foi destinada. Guardai-me dos exageros nas atitudes para não anular os benefícios que fluem para mim a cada momento de minha vida. Amém.”