segunda-feira, 24 de junho de 2013

FESTAS JUNINAS – A ALEGRIA DAS BANDEIROLAS COLORIDAS, DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO, QUADRILHAS, SIMPATIAS...

Com uma maravilhosa super Lua brilhando nos céus parecendo mais uma fogueira pagã, as festas populares juninas não foram esquecidas pelo povo que cultua as tradições. De origem muito antiga, estas festividades estão relacionadas com o solstício (verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul), quando os povos se reuniam para festejar.
O mês é pródigo. Começa com o santo casamenteiro Santo Antonio, dia 13 após o dia dos namorados - missa e pão bento, a bandeira no mastro, orações e promessas das meninas casadoiras.  São João, dia 24, dia das fogueiras e das alegres quadrilhas, quermesses, fogos de artifício, muitos comes e bebes, simpatias, bandeirolas coloridas, roupas caipiras, levantar mastros, etc. E para encerrar o mês temos São Pedro – dia 29 de Junho.
Na Europa, era uma forma do povo homenagear São João e as festas eram chamadas de festas Joaninas. No Brasil foi associada a manifestações culturais de outros povos e culturas, como a dança marcada francesa de salão que influenciou a quadrilha. Os fogos de artifício são da tradição chinesa, povo inventor da manipulação da pólvora para criar efeitos pirotécnicos. Da Espanha e de Portugal veio a tradicional dança das fitas.
Dizem que as fogueiras tiveram origem no acordo entre Isabel mãe de São João Batista e sua prima Maria mãe de Jesus, de que ela acenderia uma fogueira num monte para anunciar o nascimento do menino João. Outros dizem que a fogueira e todo o barulho dos fogos são para acordar São João que seria muito dorminhoco. A fogueira é um traço comum de todas as festas nos diferentes países que mantém a tradição.
No Brasil as quermesses têm marcado o encontro de um povo festeiro e alegre que, com roupas típicas (caipiras), música ao som do acordeão, da zabumba, do triangulo, do pandeiro, do cavaquinho, do marcador de quadrilha, casamento fictício e muitas comidas típicas: - Pinhão, paçoca, pé-de-moleque, milho assado ou cozido, batata doce assada, broa de fubá ou de cará, cocada, pipoca, canjica, arroz doce, e bebidas: quentão, vinho quente...

Viva São João! É tempo de festa! Não nos esqueçamos dos nossos valores e tradições. São eles a alma que mantém viva uma Nação. Viva São João!
"São João. São João.
acende a fogueira do meu coração!"