terça-feira, 18 de junho de 2013

O PAÍS ENFRENTA UMA ONDA DE MANIFESTAÇÕES. O QUE SE VIU NÃO É DEMOCRACIA!


O direito de protestar não exclui o dever de respeitar. Uma cidade não é um território livre onde cada um age conforme bem entender. Há regras de convivência e leis que devem ser respeitadas por todos. O direito de cada um acaba onde começam os direitos dos demais. A paralisação da cidade de São Paulo é um ato de violência e de desrespeito intoleráveis. Foram horas seguidas de passeata interditando várias vias públicas e que culminaram com uma manifestação de vandalismo contra o palácio do governo, numa clara demonstração que o objetivo da manifestação visava o governo do Estado. O que se viu em outras capitais como no Rio de Janeiro foi uma afronta e provocação contra aqueles que têm o dever de manter a ordem na cidade:  a polícia militar hostilizada, encurralada e atos de vandalismo praticados por manifestantes – eles querem cadáveres para exibir como vítimas? Cuidado!
Brasília após uma sonora vaia à Presidenta Dilma na abertura da copa das Confederações, estudantes se manifestaram ontem no Congresso. Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Cuiabá e muitas outras cidades também promoveram manifestações e confrontos com a PM. Como vai evoluir toda essa movimentação? Há promessa de mais agitação para hoje, terça feira – 18/06.
A facilidade de comunicação via internet – redes sociais – agitou uma população desocupada e pronta a aparecer, dar seu grito de guerra. São pessoas que ainda não tem uma pauta de reivindicações, mas que está embarcando na onda do momento. Diria que falta serviço a todos eles. As tais benesses dos governos populistas estão criando uma classe de desocupados e sem objetivos. Por isso estão prontos a sair correndo, gastar as energias que deveriam estar sendo usadas de forma mais inteligente.
A princípio essa movimentação toda tem um lado positivo. As tolices que defendem como o passe livre se somam a protestos contra a gastança do governo com as obras da copa enquanto faltam recursos para saúde, educação, moradia popular, serviços de infra estrutura. Há muito mais, como a impunidade, a corrupção e ficha limpa que não está sendo aplicada corretamente, a violência, etc.
 O Brasil não é a maravilha que foi vendida ao mundo nestes últimos dez anos. Quem está no poder há tanto tempo deve uma explicação para a não solução dos problemas que apontaram durante anos de oposição. Reclamar da dureza com que têm sido repelidos os manifestantes dos últimos dias por parte da policia é ser no mínimo irresponsável e ignorante. Manifestação democrática não é  liberdade para  práticas anti sociais, desrespeito aos direitos dos demais, e muito menos a depredação do patrimônio público e agressão às autoridades que tem por obrigação manter a ordem e a lei. Todos são iguais perante a lei.

Essas minorias de ativistas devidamente instruídos por partidos minoritários que querem impor sua agenda e praticam vandalismo, não negociam, não representam os cidadãos deste país. 
A agenda é bem clara: perturbar a ordem e abrir caminho para que surja o ‘salvador da Pátria’(!)