segunda-feira, 3 de junho de 2013

FUTEBOL: ANFITRIÕES “OUVIRAM DO IPIRANGA” x VISITANTES “DEUS SALVE A RAINHA”.


Maracanã lotado. Sem caxirolas ou vuvuzelas, com pontualidade britânica tem início o jogo. Saindo da minha rotina assisto a abertura da festa.  
O jogo inicia. Bola vai, bola vem. Cobranças de falta e bola não entra... É só tiro de meta. Quanta diferença dos anos 50! Nessa época comecei, por força das circunstancias, a ouvir as transmissões via rádio das partidas de futebol. Explico. É que uma colega de pensionato, corintiana fanática, não perdia um jogo no radinho a pilha que ela pegava emprestado de uma noviça gaúcha, e, que ela escondia sob o travesseiro para não incomodar as colegas de quarto.  Eu me divertia quando, no sufoco da transmissão, o gol não saía e o locutor anunciava: - ‘ e a bola saiu pela linha de fundo. Tiro de meta!’
Na copa de 1958 essa colega conseguiu entusiasmar até as freiras que passaram a se interessar discretamente pelos resultados das partidas. Passamos a ver partidas de futebol nas telas de cinema antes da apresentação do filme principal. Começavam a aparecer nomes como Garrincha, Pelé, Jairzinho e muitos outros. Nas copas seguintes, quando Brasil jogava, mesmo sem entender muito do assunto acompanhávamos os jogos pela TV, inclusive na escola, com autorização da diretora.
Eu gosto de esporte. Principalmente dos esportes olímpicos: ginástica olímpica, equitação, natação, vôlei, basquete...
Voltando ao jogo do dia: Brasil x Inglaterra. A bola não entra. Nada de gol. Começa uma interferência na TV. Mudo de canal. A Fórmula Indy está acontecendo na pista de Detroit. Paisagem linda. Dois brasileiros estão na disputa: Hélio Castro Neves e Tony Kanaan. Entre rodadas e batidas volto ao jogo. Intervalo.  Não deu para ver mais nada. Soube do resultado: empate de dois a dois. Acho que está de bom tamanho.
O que menos me agrada é essa mania de que jogo só é bom se o time ganhar. No meu ponto de vista, jogo de futebol é uma competição onde o espírito esportivo deve prevalecer acima de qualquer resultado. Parabéns aos jogadores, torcedores e ao espírito esportivo de todos.

Por falar em esporte, espírito esportivo, comportamento esportivo e linguagem adequada, pergunto mais uma vez: - ‘e os 12 corintianos presos em Oruro – Bolívia?’