terça-feira, 11 de junho de 2013

CONSUMISMO E QUALIDADE DE VIDA - A VOZ DO POVO


O dia a dia cada vez mais antinatural leva ao estresse e perda de qualidade de vida. Muitos dos problemas de saúde para não dizer todos, começam pelos erros alimentares. O consumismo de produtos tidos como saudáveis, patrocinado pela propaganda diária, leva muitas pessoas a um desequilíbrio não só orçamentário como na saúde. Nem tudo o que é vistoso, saboroso, e prático num cardápio é saudável. E a SAÚDE deve estar em primeiro lugar.
Ao participar na co-autoria do livro “As Delícias da Cozinha Alternativa” coletamos muitas informações referentes às alternativas de tratamentos corriqueiros para problemas que afetam a maioria das pessoas. Por não serem itens pertinentes ao assunto do livro em questão, guardamos.
Seguem alguns desses ensinamentos populares que não custam nada e podem fazer a diferença na qualidade de vida:
1-    CRESCIMENTO – Crianças com estatura inferior ao normal para sua idade. Se a criança não sofre de algum distúrbio sério, experimente: - a)    Alimentação rica em frutas, verduras cruas e Mel; b)  Aumentar o tempo de permanência da criança deitada; dormir após o almoço; c)    Exercícios leves de alongamento da coluna.
2-    ALERGIAS – Deixe de comer aquilo que você mais gosta!
3-    INSÔNIA – Vai contar carneirinhos? – Não! Experimente algumas simpatias: a) vista o pijama do avesso; b) mude a posição da cama no quarto. Se não for possível, mude você; deite-se ao contrário na cama – os pés na cabeceira...; c) tome um chá de folha de erva cidreira adoçado com mel; ou um suco de maracujá; camomila também é muito bom; d) use roupas azuis e mentalize a cor azul.
4-    CALVÍCIE E QUEDA DE CABELO –  A calvície ocorre por falta de irrigação do couro cabeludo. Alguns cuidados como massagear o couro cabeludo, dormir no chão ou em cama dura, caminhar bastante para ativar a circulação, fazer caretas, etc., são algumas recomendações. Há quem recomende o uso de suco de couve para tomar e fazer massagens. Ou, usar água de coco para a massagem do couro cabeludo; lavar a cabeça duas horas após a aplicação. (Obs. Não tomar sol enquanto estiver com o cabelo molhado com a água de coco).
5-    DESIDRATAÇÃO – Jejum ou mono dieta, e hidratação com “Gaspacho” - ( um copo de água, 1 pitada de sal, 1 dente de alho amassado e 1 colher de azeite de oliva, 1 colher de vinagre). Frutas: goiaba, banana maçã, maçã ou pêssego.
7-    ALCOOLISMO X TABAGISMO -  a cura pode ser demorada mas não custa experimentar mudando hábitos alimentares. Recomendações de tipos de “cura”: - Cura com frutas secas (uvas passas, ameixas, figos); Cura pelos sucos: de laranja, melancia, da maçã. No caso de filhos de pessoas viciadas é altamente recomendada a maçã (cozida, assada, xaropes e ou compotas), melancia e uvas (sucos e a fruta ao natural).
8-    QUEIMADURAS de 1º grau – não use água ou pomadas. Use MEL puro.
9-    DIABETES - afeta grande número de pessoas devido a alimentação errada e hábitos sedentários. Algumas recomendações: a) usar 3 sementes de urucum às refeições diariamente; b) Fazer massagens no dedão do pé para ativar o funcionamento do pâncreas; c) Frutas recomendadas: abacate, coco, mamão, nozes, pêssego, amêndoas moídas com suco de limão ou de laranja; d) alcachofra e verduras; e) Mel Polivitaminado (25 grs./dia) – preparar em laboratório ou em farmácia de confiança – (Receita: 100 gr. De mel, 13.200 UI de vitamina A, 8 mg. de vitamina B¹; 300 mg de vitamina C; 60 mg PP e 3.200 mg de sais de cálcio).

O meio prato – uma boa ideia para evitar o desperdício de alimentos. A ideia partiu de um dono de restaurante que ofereceu a opção para os clientes que não conseguem comer o prato inteiro.  Comer com os olhos só faz mal ao bolso e à saúde.
E a SAÚDE deve estar em primeiro lugar.


“O povo é como o pesquisador de ouro e de diamantes: ele transporta, escolhe, conserva, polindo ao longo dos decênios somente o que é mais precioso, o que é mais genial”  (M. I. Kalinine).