sexta-feira, 28 de junho de 2013

O BONITO FUTEBOL DA COPA E O JOGO SUJO DA POLITICA

Separando os assuntos: futebol e jogo político - aplaudimos todos os times e seus jogadores que estão oferecendo um belo espetáculo aos torcedores, bem como público nota dez que cantou na íntegra e com emoção o Hino Nacional. Brasil em campo, nota dez; torcida idem.
A finalissima: Brasil de samba repicado contra Espanha do jaleo caliente certamente vai ser eletrizante – sem dúvida as duas grandes equipes farão um bonito espetáculo.
Fora do campo, o jogo sujo da velha e corrupta política continua marcando uma falta atrás da outra, enquanto nas ruas, um grande número de pessoas demonstra sua insatisfação. Todos estão fartos do discurso de palanque, da corrupção, da impunidade, da arrogância, do cinismo, do descaso e do deboche com que se comportam políticos almofadinhas que aparecem ajeitando a gravata em frente às câmeras de TV. Eles só pensam em tirar proveito político da situação.
São os ‘salvadores’ da Pátria que se ofereceram para conduzir a democracia à sua moda. Como novos ricos começaram a festa e esqueceram que é preciso trabalhar. Não basta dizer que é trabalhador. É preciso mostrar serviço.
O que começou com uma provocação desastrada – redução da tarifa do transporte público ($0,20 centavos!) – São Paulo e Goiânia – segundo ordem do PT, pensando que a festa da copa eclipsaria o ato espúrio, abriu a Caixa de Pandora. Voou para todos os cantos do país a insatisfação que estava represada. Daí a grande variedade de bandeiras levantadas pela população;  vão desde os gastos absurdos com as arenas a mando da FIFA, aos eternos problemas na saúde, educação, transportes, segurança, corrupção e impunidade, infra estrutura, moradia, etc.  Ou seja, Tudo!
O festival de ignorância e demonstração de falta de rumo do governo ganhou uma nova dimensão com a proposta de uma Constituinte / Plebiscito - pura tentativa de golpe nas instituições.
Reforma política é necessária, porém se os senhores representantes do povo – assim que eles se autodenominam – exercerem com decência os cargos que ocupam muita coisa já estaria resolvida.
Há várias propostas no Congresso de iniciativa popular, a espera que os políticos ponham a mão na consciência e resolvam levar a sério o assunto. Alguns itens com os quais concordo: 1- O congressista será assalariado somente durante o mandato. 2- Para sua aposentadoria só vale o tempo com sua profissão civil. 3- Suas contribuições ao INSS irão para o regime do INSS como todos os demais cidadãos, descontado dos seus salários - o fundo não pode ser usado para qualquer outra finalidade, a não ser para pagar os benefícios para quem recolheu a contribuição. 4- Fica proibido aumentarem seus vencimentos que deverão seguir o mesmo padrão de reajustes dos demais trabalhadores. 5- Planos de saúde iguais para todos os brasileiros. 6- Cumprimento de todas as leis, sem imunidade, a não ser em relação à total liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso. 7- Proibir a atividade de lobista ou de consultor quando o assunto estiver relacionado de alguma forma com a causa pública. 8- Fim da reeleição para qualquer cargo.

Precisamos urgentemente da autoridade de pessoas realmente patrióticas para restabelecer a ordem e o progresso do país.  Muita água ainda vai rolar após o fim da Copa das Confederações. Nota dez à Seleção brasileira. Nota zero ao jogo sujo dos políticos da vez.