sábado, 22 de junho de 2013

ESTAMOS VIVENDO UM ‘SAN JUAN’ NO PAÍS DO FUTEBOL – DAS PRAIAS e FESTAS JUNINAS. QUEM TEM COMPETÊNCIA PARA RESTABELECER A ORDEM?

Junho, mês de festas juninas seria um mês de descontração e muita alegria no país do futebol que era visto pelo  mundo como o paraíso tropical de praias paradisíacas, onde os problemas são ‘marolinhas’. Ledo engano! A rotina foi quebrada. O mundo acordou com o fim da farsa vendida como modelo de país emergente bem sucedido.
Uma Copa Mundial com arenas dignas de um império babilônico, e que foi imposta pela FIFA a peso de ouro, desagradou a quem sofre com os desmandos, a corrupção, a violência, insegurança, falta de serviços básicos - anunciados em belos cenários televisivos na voz de mãe do povo (!) - e tudo o mais que um cidadão normal mais quer: Paz!
No gramado nossa seleção vai bem. Os visitantes estão se deslumbrando com ‘coisas’ de primeiro mundo. Fora do gramado, numa verdadeira praça de guerra, o pau quebrando feio. Os fogos de artifício de um São João normal estão sendo usados nos protestos. Fogueiras, correrias que não são de alegres quadrilhas, acompanhados  de gritos que não combinam com o mês festivo, se propagaram de Norte a Sul.  Bem, as novas gerações já foram informadas que o Estado é laico, portanto que esqueçam as tradições, os Santos, a alegria de um mundo de confraternização junina típico de nosso povo.
Onda vermelha, Tarifa Zero, ônibus incendiados, prédios depredados, autoridades cujo dever é manter a ordem sendo hostilizadas; imprensa correndo ao sabor dos acontecimentos, e mesmo apoiando os manifestantes radicais, também levam a pior quando tem seus veículos incendiados. Isto é o Brasil de hoje, bem diferente daquele de festas o mês de Junho todo. Estamos vivendo um ‘San Juan’ – ou seja, uma bagunça generalizada.
E, finalmente, após 15 dias de baderna, a Presidenta apareceu em rede nacional para dar seu recado e dizer que não aprova os movimentos de protesto, a depredação, etc., etc., etc. Chamou os ‘lideres’ para conversar. Não há lideranças populares. Há um sem numero de grupos manifestando seu descontentamento com a classe política que aí está e com todos os desmandos e incompetências praticados em prejuízo do povo. A Presidenta falou como se não tivesse responsabilidade pelo está acontecendo; esqueceu que é o seu partido – o dos Trabalhadores! – quem  está há dez anos no poder; se as coisas chegaram ao ponto que chegaram foi por incompetência do PT e dos seus aliados. Melhor dizendo, porque eles permitiram e até incentivaram e tem patrocinado movimentos como o do passe Livre, do MST, das invasões promovidas pelos sem teto, bolsas, cotas, agrados e engodos.
Após ouvir a fala presidencial e ver a violência ontem à noite que ainda continuava pelo país afora, ficou uma pergunta: - Quem tem Autoridade para restabelecer a Ordem neste imenso país? A Força Nacional já foi requisitada por alguns Estados; do Rio de Janeiro já falam em chamar as Forças Armadas...
O Papa vem aí. O zunzum sobre um possível cancelamento da Copa das Confederações e da Copa do Mundo em decorrência da imagem negativa que já circula no exterior, certamente pegou de surpresa aos navegantes da marolinha que se está transformando num tsunami.

Muitos políticos desapareceram das arenas, dos seus postos de trabalho, da TV... Cadê vocês? Não serão ‘conselhos populares’ à moda comuna, nem milícias à moda cubana que vão garantir uma Democracia plena. 
Repito a pergunta: - “Quem, neste momento, tem autoridade para restabelecer a Ordem neste imenso país?”