quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DO TRABALHO – DIA DE FOLGA DO TRABALHADOR


Quem inventou o trabalho, com certeza não foi o trabalhador, mas o primeiro patrão, se levarmos ao pé da  letra a interpretação de Z. Sitchin sobre a história dos sumérios. Nos seus relatos em vários livros baseados nas inscrições dos tabletes encontrados em sítios arqueológicos no Oriente Médio, o primeiro trabalhador era um ‘lulu’, um ‘servo’ dos descidos do céu em busca de ouro aqui na Terra. Esse primeiro trabalhador foi utilizado na mineração numa região da África e é representado com uma picareta na mão. Corresponderia ele a um estágio acima do troglodita.
Bem, a história é longa e tem muitos lances. Houve o Jardim do Éden com Adão e Eva cuidando de um local paradisíaco; houve Abel e Caim, um pastor e o outro agricultor. E o homem se multiplicou e povoou o planeta; inventou, inventou, inventou usando sua criatividade e certamente imitando ou copiando conhecimentos daqueles patrões vindos do espaço (!). E, continua a inventar todo tipo de trabalho, desde o mais elementar para produzir alimentos, ao mais complexo da alta tecnologia que, aos saltos, caminha para o futuro do tudo ou do nada. Deixa atrás de si lixo. Muito lixo. Aos montes, não só aqui na superfície do planeta como no espaço. Esse é um dos resultados negativos de tanto trabalho. E, que, de certa forma, representa uma nova forma de escravidão, agora inventada para se manter numa roda viva muitas vezes sem sentido algum.
Hoje é dia do TRABALHO!. Neste dia não se trabalha. Comemoram-se no mundo civilizado as conquistas dos trabalhadores. A realidade é que desde o empresário engravatado que só vai para o escritório de helicóptero, ao mais humilde trabalhador braçal, assalariado, que usa macacão e picareta, todos cumprem uma função chamada ‘trabalho’ em troca de dinheiro...
Quem inventou o dinheiro para comprar produtos e serviços, por sua vez, também inventou uma nova forma de escravidão para manter o ser humano sob seu controle.
Humano = húmus = da terra... Um trabalhador.
Sairá o ser humano um dia desta condição e ganhará uma nova dimensão onde trabalho e dinheiro sejam coisas do passado histórico? – É o que todas as religiões predizem.
Enquanto isso não acontece, vamos comemorando o dia do trabalho, dia do médico, do professor, do escritor, do agricultor, do gráfico, do motorista, do metalúrgico, do bancário, do vendedor, do balconista, da cozinheira, do repórter, do químico, etc., etc., etc.,.... E do aposentado também.
Cumpramos nossas funções para manter a ordem e o bem estar da sociedade e a paz entre todos os humanos.  Lembremos que estamos embarcados na mesma nave Terra e nosso futuro depende do senso de responsabilidade de cada um, da boa vontade de todos e do respeito de cada um em relação aos seus semelhantes.
Mente a mãos ocupadas de forma útil não deixam espaço para a maldade. O trabalho enobrece.