sábado, 11 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ORAÇÃO, DOS MANTRAS E DA MEDITAÇÃO


Toda oração é um mantra. Todo mantra é uma oração. Há muitas formas de orar e, nem sempre são necessárias a repetição de frases, palavras ou pensamentos. A ritualística utilizada pelas diferentes igrejas, grupos esotéricos e espiritualistas tem seus significados. Toda cerimônia têm seus ritos que envolvem orações, cânticos, danças, gestos, posturas, etc.
Para o mago, as orações místicas são o meio de conservar um bem por meio das forças do além. Para ele o dia se divide em quatro partes, correspondendo às quatro estações do ano e às quatro semanas do ano lunar, a saber: 1) manhã - primavera; 2)meio-dia – período de florescimento; 3)tarde – o outono – a frutificação; 4) a noite – o inverno, meditação e repouso.
O dia do mago deve ser consagrado à prece sob estas três formas: a palavra, o trabalho e a meditação, às quais constituem orações místicas. Elas permitem conservar o contacto permanente com o Astral.
Os grupos esotéricos têm suas posturas e evocações de boas vibrações através de sons, os chamados mantras, antes de realizar seus trabalhos de estudo, ou como forma de meditação.
No cristianismo o canto da ladainha, a Ave-Maria, o Pai Nosso, etc., se constituem em verdadeiros mantras propiciatórios a uma harmonização com os mundos superiores. Em sua forma original, especialmente o pai Nosso, em aramaico a vibração produzida é muito diferente da produzida hoje em qualquer outro idioma. (ver abaixo).
Os cantos rituais têm o mesmo efeito de mantras, pela repetição de vibrações que levam ao transe hipnótico. Entre os mantras esotéricos temos o “AUM”, “OM” ou “OM MANI PADME HUM” (oh meu Deus em mim); ”SO” (EU SOU), “HUM” (Aquele); e as letras I, U, O, A, E, (que correspondem aos cinco níveis de vida).
O mantra “AGLA”, (formado pelas iniciais das palavras hebraicas: Athé, Gibar, Léolam e Adonai) deve ser utilizada para afastar todo gênero de medos.
(TEXTO em Aramaico escrito numa pedra branca de mármore, no monte das Oliveiras em Jerusalém )– PAI NOSSO –  “Abvum d’bashmaia /Netcádash shimóch/ Tetê malcutach Una/ Nehuê tcevianách aicana/ d’abashimáia af b’arha/Hôvolan lácma d’sucanán/ Jaomána /Uashbocan háubein uahtehin / Aicána dáf quinan shboucán / L’haiabéin / Uêla tahlan l’nesiúna / Êla patssan min bíxa / Metúl dilahie malcutá /  Uaháila/ Uateshbúcta láhlám // ALMIN”.
Independente da ritualística tradicional, e tão importante como ela na harmonização dos sentimentos humanos, a meditação é uma forma de oração que se caracteriza pelo desligamento total de pensamentos, intenções, desejos, pedidos, agradecimentos. Ela corresponde a uma verdadeira integração com as forças cósmicas.