terça-feira, 28 de maio de 2013

CADEIA ACAMPAMENTO – SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA O SUPERLOTAMENTO DAS CADEIAS


Ao ouvir o ministro da Justiça Gilmar Mendes dizer que o sistema prisional brasileiro não atende as necessidades, pois sofre de um superlotamento, e, que, a solução será mandar para casa, para cumprir pena, os detentos em regime semi-aberto, lembrei de que sempre há medidas alternativas. Querem jogar nas costas da família o trabalho do Estado. Há soluções alternativas, como a solução adotada pelo xerife Joe Arpaio do Condado de Maricopa – Arizona EEEUU: a Cadeia Acampamento. Ele é formado por várias tendas de lona cercadas por arame farpado e vigiado por guardas como numa prisão comum. Fica fora da cidade.
Um documentário da TV Americana a respeito da solução encontrada pelo xerife para resolver o problema de superlotação nas cadeias e fazer com que cada um pague pelo crime cometido, dá detalhes do seu funcionamento.
Veja alguns itens: 1- o custo da refeição caiu para 40 centavos de dólares que é paga pelo detento; 2- TV só o canal da Disney e o do Tempo para os detentos saberem que temperaturas deverão enfrentar durante o dia, pois tem que realizar trabalhos ao ar livre, em geral em projetos do condado; 3- vídeos só religiosos, alegando que certamente estão ali pelo mau exemplo de outros tipos de diversão. 4- os detentos usam uniforme cor de rosa; 5- às reclamações dos detentos ele retruca que se comportem com homens e que ali não é um hotel de cinco estrelas. 6- utiliza também o método para o cumprimento de penas para mulheres.
Um cidadão comum, que trabalha e paga seus impostos, não tem as regalias que muitos presos têm nas cadeias. O objetivo é de fazer com que o detento entenda que o crime não compensa. - ‘Criminosos tem que ser punidos pelos crimes que cometeram. ’Se houvesse mais prisões como essa, certamente diminuiriam as reincidências e a criminalidade.
O Brasil tem espaço de sobra para adotar algo semelhante a baixo custo. O sistema de Cadeia Acampamento pode muito bem resolver o problema do superlotamento das cadeias no país. Por falar em cadeias e nas reclamações das péssimas condições do sistema carcerário, não ouvi mais falar no assunto, mas o governo do DF estava estudando a construção de uma cadeia para políticos... Certamente com ar condicionado, cafezinho, TV, salas Vips...
A verdade verdadeira é que se não for adotada uma medida alternativa a população de bem que já é refém dos bandidos e do ‘não reaja’ recomendado pelas autoridades que não oferecem o mínimo de segurança, é que vai ter que  viver presa. Aliás, o que são os condomínios fechados, com cercas eletrificadas, câmeras filmando tudo, guardas e seguranças por todos os lados? É assim que vivem muitos cidadãos que trabalham, pagam seus impostos, geram riquezas, e, apesar de tudo continuam vítimas dos criminosos.

Uma medida simples, alternativa, como essa da Cadeia Acampamento, acabaria com o problema de falta de vagas e desapareceriam as manchetes: ‘sem vagas para menores infratores...”