segunda-feira, 20 de maio de 2013

CLASSES SOCIAIS E A PIRAMIDE SOCIAL



- “Ninguém é mais que o outro, como gente. Pode ter mais ou menos quantidade de bens; pode ser mais ou menos inteligente; crer ou não no que você crê ser verdade; mas é uma pessoa como você é.”

Classe Social – Definição: - “Posição social avaliada pelo nascimento, educação, ocupação, rendimento, riqueza e local de residência. Difere das ‘castas’; uma pessoa pode migrar de uma classe para outra através das conquistas pessoais ou do casamento.” – “Grupo ou camada social que se organiza, em uma sociedade estratificada, e para cuja formação constitui a divisão de trabalho, as diferenças de propriedade e de rendas ou a distribuição de riquezas”. – “Grupo de pessoas que se diferenciam das outras por suas ocupações, costumes, opiniões e tendências.”

No Brasil, os analistas de mercado dividem as classes sociais em cinco categorias (A> B> C> D> E) de acordo com os diferentes rendimentos mensais tendo como base o número de salários mínimos recebidos.
A classe média localizada na pirâmide social entre as classes mais favorecidas e menos favorecidas economicamente, funcionava como um anteparo entre os extremos. A classe média desapareceu pelo empobrecimento generalizado devido a uma desorganização dos sistemas econômicos, o que provocou um rebaixamento dos seus rendimentos.
A classe C atual não tem a função social da antiga classe média; não corresponde ao centro da pirâmide social. Houve apenas a criação de um novo contingente de consumidores dependentes das novidades que o mercado oferece. O fato de maior número de pessoas terem acesso a ‘n’ bens de consumo descartáveis, não significa necessariamente ascensão social. Da mesma forma, um diploma universitário obtido com o rebaixamento do nível de conhecimentos de nada servirá se a pessoa não se empenhar em realizações pessoais de trabalho-aprendizagem que permitam uma nova postura em relação ao mundo, à sociedade, à família, etc.
Constatamos que a maior pobreza não está no bolso ou na conta bancária, mas na postura das pessoas perante os desafios da vida e no uso dos bens que lhes chegue às mãos. Nem todas as pessoas têm estrutura psicológica para enfrentar os desafios de novas conquistas. Patrão – empregado; ricos e pobres; nobreza e povo; empresários e operários, etc., são formas de contrapor as classes sociais, o que tem gerado conflitos constantes. A hierarquia é importante enquanto meio de ordenamento, funcionalidade da sociedade como um todo, garantindo pela meritocracia o bem estar de todos.
Menosprezar uns em detrimento de uma pseudo superioridade dentro de uma escala medida por valores materiais apenas reflete imaturidade e desequilíbrio de caráter. O assunto nos faz refletir sobre a conduta de um São Francisco de Assis, e dos franciscanos como o Papa atual que dão mais valor à pessoa como ser humano e menos pelos valores materiais que ostenta.

- “Palavras de amizade e conforto podem ser curtos e sucintos, mas seu eco é  infindável.” (Madre Tereza)