quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PASCAL – O HOMEM QUE APELOU DA RAZÃO PARA O CORAÇÃO – PENSAMENTOS
Selecionamos alguns pensamentos do grande gênio da humanidade que, sem temor, confrontou condutas e procedimentos da Igreja do seu tempo.

- “Como é difícil propor uma coisa ao julgamento alheio, sem corromper o juízo do julgador, pela maneira de apresentá-lo”.

- “O tempo cura as dores e as querelas, porque mudamos e não somos mais as mesmas pessoas. Nem o ofensor nem o ofendido são mais eles próprios.”

- “O meu humor não depende do tempo. Tenho os meus nevoeiros e o meu bom tempo dentro de mim.”

- “A vontade é um dos principais órgãos da crença, não porque forme a crença, mas porque as coisas são verdadeiras ou falsas segundo o ângulo pelo qual as encaramos.”

- “Digo em verdade que todos os homens soubessem o que dizem uns dos outros, não haveria quatro amigos no mundo.”

- “O mal é fácil e há uma infinidade de males; o bem é quase único.”

- “A vontade própria não se satisfará nunca, mesmo que tenha poder sobre tudo e o que deseja, mas ficamos satisfeitos no instante em que renunciamos a ela. Sem ela não podemos estar descontentes; com ela não podemos estar contentes.”

- “Há só duas espécies de homens: os justos que se imaginam pecadores e os pecadores que se imaginam justos.”

- “O homem é feito de tal maneira que, à força de lhe dizerem que é tolo, ele acredita; e à força de dizê-lo a si próprio é também levado a acreditar. Com efeito, o homem tem sozinho uma conversação interior que importa regular bem. As más conversações corrompem os bons costumes (‘Corrumpunt mores bonos colloquia prova’ – Paulo, 1 Coríntios – 15 – 33). É preciso ficar em silencio na medida do possível, e só falar com Deus, que sabemos ser a verdade; assim a gente se persuade a si mesmo.”


- “O homem é naturalmente crédulo, incrédulo, tímido e temerário.”