sábado, 3 de agosto de 2013

ALTERNATIVAS ESQUECIDAS: SEMPRE ALERTA! MAIS DO QUE NUNCA!
Os jovens da atualidade estão ligados nas redes sociais, com um aparelhinho celular moderninho na mão, dia e noite. Muitos já não sabem viver sem essa muleta; tornaram-se psicologicamente dependentes. Foram capturados pela ‘rede’ do fazer inutilidades.  Ao ver um menino desesperado querendo ter seu celular eu lhe contei como nós nos comunicávamos no antigamente. Olhou-me incrédulo. Fico só a imaginar se um dia houver um  ‘apagão’  tecnológico qual será a reação de bilhões desses conectados virtualmente. Relembrei os tempos lá da metade do século passado (!) vida simples, despreocupada e sem o estresse atual. Havia segurança. Havia privacidade. Havia respeito. Havia família vigilante. Havia convivio familiar, entre vizinhos, amigos de escola, etc. E havia alternativas para os jovens participarem de atividades extra-escolares, como o Escotismo para meninos e rapazes e o Bandeirantismo para as meninas e moças.
Escotismo – escoteirismo – Uma organização mundial masculina de educação extra-escolar, voluntária, fundada pelo General Baden Powell (1857-1941) que visava desenvolver entre meninos e rapazes, um comportamento baseado em valores éticos, por meio de vida em equipe, do espírito comunitário, da liberdade responsável, do estímulo ao aprimoramento da personalidade, tanto no campo individual como no coletivo.
Bandeirante (adj. Para denominar paulista) – bandeirantismo – semelhante ao escotismo destinado às meninas e moças, com o objetivo de desenvolver o espírito comunitário, a liberdade responsável, o esforço de progresso e as atitudes moldadas em valores éticos. Bandeirante – menina ou moça integrada à Federação de Bandeirantes do Brasil.
Conviver em grupos, hoje, implica em participar de ‘redes sociais’ onde há menos privacidade do que num acampamento de escoteiros ou de bandeirantes. O ‘sempre alerta’ deixou de ser norma. Os jovens acreditam que estão seguros e protegidos atrás de uma senha. Ela osprotege menos que a barraca do acampamento dos escoteiros. O sistema de espionagem ‘XSkeyscore’ que agita o mundo da segurança internacional através da espionagem sistemática contra o terrorismo, naturalmente não atinge ao cidadão comum. Acreditamos que dos males, é o menor.

Enquanto houver o terrorismo de grupos radicais, o comunismo desagregador da sociedade, a mentira institucionalizada de aproveitadores da boa fé do cidadão, a negligencia por parte de autoridades responsáveis pela segurança dos indivíduos, a defesa da liberdade de manifestação usada para cometer violência e depredação do patrimônio público e privado, etc., precisamos sim de ‘espiões’ em todos os níveis, sempre alertas. O inimigo não dorme em serviço. Ou como diria meu avô: - ‘El diablo duerme com um ojo cerrado y el otro abierto’...