sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FRASES COLETADAS AO ACASO SOBRE ASSUNTOS VARIADOS:


1- LEITURA – “É preciso saber ler; pois ‘saber ler’ é refletir, é ser nós mesmos, é confiar somente em nossa própria razão, é a total expressão de liberdade humana.” – é preciso saber ler o que não está escrito, mas que se desprende no conjunto da frase nas suas entrelinhas.
- “O ‘tipógrafo’, por exemplo, não pensa como todo mundo. Ele lê um manuscrito frase por frase, palavra por palavra, letra por letra. Lê e corrige.”  - o ‘tipógrafo’ leu e refletiu. É assim que se deve ler; com a máxima atenção: letra por letra, palavra por palavra e frase por frase.

2- PROFECIAS E O FUTURO – ‘QUEM FEZ A PROFECIA, APROVEITOU?’ – As profecias tratam sobre o futuro; portanto a pergunta é: - ‘quem poderia num determinado momento no tempo, encontrar-se em situação de tirar proveito disso?’ – o assunto é fora do comum na ordem das idéias. Isso porque - ‘Existe uma espécie de solidariedade que se estabelece, apesar do tempo, entre o que anuncia algo no passado e aquele que dele se aproveitará muito tempo depois’. ... ‘É a utilidade da coisa que interessa. E, essa utilidade escapa ao tempo. ’ – as datas são falsas; podem indicar apenas como referência, quando será o início do evento anunciado. Além do mais os números são simbólicos, como tudo o mais. É muito natural que amemos o passado. E mais lógico que aspiremos ao futuro. Saber por antecipação os fatos são meras conjecturas e exercícios de imaginação.

3- O SIMBOLISMO – exemplo: O GALO – ‘Antes que o Galo cante três vezes, tu me negarás’ – disse Cristo a Pedro. Pedro representou o início de um novo amanhecer para a humanidade. O Galo é um anunciador do amanhecer, o sinal da aurora enquanto ainda é noite escura e se duvida da luz. Portanto o canto do Galo significou ‘o anunciador de uma grande transformação’.

4- HISTÓRIA – Conhecemos a história registrada. E... ‘a partir do momento em que apareceram os historiadores, a História acabou’. (Xavier de Maistre).


5- AS CONSTRUÇÕES – TESTEMUNHOS DO TEMPO – Pirâmides, Palácios, Monumentos, Catedrais e os Templos são construções que resistem ao tempo; são testemunhos a contar histórias de um passado distante. Hoje construções desmoronam, caem, não resistem aos ventos nem a ação humana, quanto mais ao tempo! Entre as construções que desafiam o tempo temos as Catedrais. ‘... as Catedrais só puderam ser construídas com a estreita colaboração dos maçons. O maçon sabe muito bem se a construção que lhe foi feita é sólida. Ele não se colocaria sob o teto que pudesse desmoronar.’(Pierre V. Piobb).