sábado, 10 de agosto de 2013

NOTAS E NOTÍCIAS – POLÍTICOS & CAMPANHA POLITICA – MAIS MÉDICOS

- “Volto a este microfone para manifestar meu desalento com a vida pública deste país”. (Jefferson Péres – Senador do AM - 30-08-2006). Que diria ele hoje se ainda fosse vivo?

Tudo tem mudado para pior. Não é pessimismo. É a realidade. Os ‘entendidos’ dizem que o maior defeito do Brasil é o seu tamanho territorial. Não vejo nisso defeito nenhum. O defeito está nos políticos de mentalidade curta e nas suas ações egoístas numa verdadeira afronta a ordem democrática.
No momento estão emergindo dos porões de um estado que se diz democrático, uma série de grupos de  militantes pagos – são os tais ‘fora do Eixo’ e todos os blogueiros oficiais. –Serão eles uma contraposição ao que representaram os ‘países do Eixo’ durante e no pós segunda guerra mundial combatendo os nazistas, fascistas e comunistas? – É o que sua conduta deixa transparecer. Eles estão a colaborar com os que ignoram os princípios democráticos da alternância de poder no comando político do país, além de participarem ativamente para perturbar a ordem e promover o desmonte do que ainda funciona. Os denuncismos contra o governo tucano em São Paulo, por exemplo, no caso do Metrô e Trens Urbanos, é mais um lance desse jogo político sujo.   O pior de tudo é que estão atraindo jovens que deveriam estar nos bancos universitários estudando, para que, em nome de um movimento cultural, participem desses agrupamentos massificantes de lavagem cerebral.   
As oposições ainda não se deram conta dos possíveis desdobramentos desses movimentos que, de imediato, pareciam ser apenas de manifestações de um povo insatisfeito; a surpresa e o susto produzido pelos movimentos populares apressaram os congressistas a mostrar serviço; correram fazer seu trabalho de forma atabalhoada, e num piscar de olhos, mirando as próximas eleições, partiram para votações pensando em garantir suas mordomias. Ainda é prematuro prever os possíveis desdobramentos políticos do quadro atual.

Mais Médicos - o debate sobre o assunto ‘saúde’ não esconde o interesse político de criar uma imagem nova no cenário nacional e regional de um candidato com gás e pirotecnia para disfarçar o que vai mal no governo. O lado positivo da questão foi mostrar o descaso de alguns profissionais que deveriam estar cumprindo sua função em hospitais públicos e que só compareciam para assinar o ponto, como a reportagem do SBT mostrou. Atiraram no que viram e acertaram no que não queriam ver...
A contratação de médicos nacionais ou estrangeiros, visando suficiente número de profissionais competentes, deve evitar a politização. O curioso foi a ‘boa noticia’ de que um (01) médico recém formado, lá do Ceará, se inscreveu no programa do governo para trabalhar em Campinas SP (!). Outra nota interessante foi sobre os tais médicos estrangeiros e em particular os cubanos; na verdade se trata de bolsistas brasileiros que estudaram lá na ilha e na Bolívia, e agora voltariam para trabalhar no Brasil. Muito justo! Quem pagou a bolsa para eles irem estudar lá, e que, certamente, quis oferecer uma oportunidade a estudantes com altos ideais humanitários, deve recebê-los de volta e testar seus conhecimentos, ou seja, revalidar o diploma antes de lhes entregar uma responsabilidade de tal quilate: - cuidar de vidas humanas...


- “A verdade é dura como o diamante – e delicada como a flor do pessegueiro”. (M. Gandhi)