terça-feira, 20 de agosto de 2013

O FUTURO JÁ CHEGOU. SÓ QUE É VELHO COMO TEMPO!

-“Duro mesmo é reconhecer que o Brasil de hoje já é o Brasil do futuro que várias gerações imaginaram e pelo qual muitos trabalharam. E mais duro ainda é reconhecermos que certamente estamos muito aquém do que tantos brasileiros sonharam. E mereciam”. (Aécio Neves – 19-08-2013 – Folha).

O país merecia mais do que está tendo após tantos anos do trabalho de brasileiros que acreditavam num futuro promissor. Ninguém esperava ver uma juventude onde predomina o analfabetismo funcional, milhões de famílias vivendo do auxilio de bolsas com uma segunda geração na base do Nem – Nem:  nem estudam nem trabalham; grupos de baderneiros sem um mínimo de respeito pela ordem e pelas leis fomentando as tais ‘lutas de classe’; políticos corruptos, mesmo condenados na justiça, podem até continuar no cargo público.

Para muitos o futuro será tétrico. As previsões continuam a ser feitas em termos globais, como a da ONG Global Footprint Network, com base na ‘pegada ambiental’, garante que hoje (20-08-2013) a Terra esgota sua cota natural de recursos...
Na realidade, o que se vê no planeta Terra é o desperdício e mau uso de tudo. Lixo aos montes em todos os quadrantes. E a produção, por incrível que pareça já está começando a ser incentivada. E sabem por quê? – porque o lixo está sendo transformado em matéria prima para alimentar usinas de produção de energia para aquecimento, em países Nórdicos. É inacreditável, mas o número de usinas produtoras de energia elétrica à base de lixo está a aumentar e já falta (!) lixo... O produto tornou-se um rendoso comércio nos países do velho mundo.
Vai faltar água! – já comentei sobre uma tese de que o planeta tende a se liquefazer. Pode não ser em água, mas a verdade é que ainda há água milenar escondida nas profundezas e que não entrou em circulação. Agora estão falando em ‘água em pó’. Trata-se de um pó que absorve a água e libera o liquido aos poucos para irrigação. Quando vi a noticia pensei que fossem falar do fenômeno natural que ocorre na alta atmosfera sobre a Amazônia onde se concentram quantidades de pó finíssimo proveniente do norte da África. Essas partículas de pó atraem a umidade e impedem a formação de chuvas; isso explica as secas prolongadas na Amazônia.
Quanto a irrigação, a simples disposição de obstáculos (pedras, gravetos, folhas secas e ramagens) ao redor do tronco de plantas como árvores frutíferas, consegue reter a umidade do sereno e do orvalho suficiente para manter as raízes úmidas. Já falamos nas ‘trampa nuvens’ usadas na região andina para reter a umidade que vem do mar.

Não é preciso inventar nada. A natureza tem recursos próprios milenares para sustentar o dobro da população atual. Este futuro que chegou nada tem a ver com o que poderia ser. Que tal voltar a viver como no velho tempo onde nem lixo havia?