segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O CLIMA NOSSO - MORO NUM PAÍS TROPICAL... ALIMENTAÇÃO IDEAL

– O clima é Tropical na maior parte do Brasil, e, neste período do ano,  com umidade relativa do ar ao redor de 20%  vivemos a realidade de um clima semi- desértico; é a massa de ar do Kalaari (África) que, como todo ano, atravessa o Atlântico e se instala no coração do país.
Secura do ar, sede, água, hidratação! Muita água, frutas suculentas, saladas, sucos, água de coco, sorvetes, e tudo o mais que refresque e alimente. Um bom momento para mudar hábitos. A dieta mais saborosa vem diretamente do pomar e da horta. A quantidade e variedade de frutas e verduras de que dispomos neste recanto tropical faz lembrar o que deveria ser o paraíso – o Éden, onde o Senhor plantou um jardim de flores e frutos.
Hidratar é preciso. Vai uma água de coco aí? Ou prefere uma fatia de melancia? Que tal uma refrescante limonada? Ou vai uma salada de frutas e verduras fresquinhas?
Uma das frutas mais completa é a Uva. A banana – musa paradisíaca – é chamada de fruta ‘rainha’- de sabores diversos que agrada desde o bebê  ao vovô. Dos cítricos temos as laranjas e os limões além das tangerinas suculentas; a laranja é uma das frutas mais procurada e apreciada em qualquer parte do mundo. Juntamente com os limões se destacam não só pelo sabor  e pelas qualidades, como também como alimentos e medicamentos naturais. A maçã – altamente nutritiva e depurativa previne inúmeros problemas de saúde melhorando a qualidade de vida e funcionamento do cérebro graças ao ácido fosfórico de fácil assimilação. “Uma maçã por dia mantém o médico distante” .
E, assim, se formos fazer uma relação de A a Z, de todas as frutas teremos que destacar o valor alimentício, nutritivo e medicinal de cada uma: mamões, melões, melancias, abacates, abacaxis, mangas, damascos, peras, jacas, limas, figos, ameixas, cajus, goiabas, jabuticabas, carambolas... e mais todas as castanhas, nozes, cocos, amêndoas...  – é a mãe natureza servindo a nossa mesa com fartura e sabor.
Fruta – um potinho natural de vitaminas, proteínas, sais minerais, água leve, tudo devidamente embalado e que foi dinamizado pelas vibrações da radiação solar, ao sabor do ondear dos ventos e das brisas noturnas, com gotinhas de orvalho e do sereno, tudo sob o olhar atento do luar e o pisca-piscar das estrelas. É só servir e agradecer à Mãe Natureza.

Para encerrar – Você sabia que o leite de coco verde tem as mesmas propriedades do leite materno? – crianças e pessoas que não assimilam o leite comum podem tranquilamente substituí-lo pelo leite natural do coco verde e da água de alto valor nutritivo e hidratante, com grande vantagem para a saúde de toda a família.