quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CLIMA – AQUECIMENTO GLOBAL é PROPAGANDA ENGANOSA – CO2 NÃO É UM VILÃO.

Aquecimento global é propaganda enganosa para não dizer ‘terrorismo’; e muito menos existe o tal aquecimento ‘antropogênico’ que visa incriminar o homem pelas emissões do CO2 que ocorrem no planeta.
Clima é o estado médio das condições meteorológicas de um lugar, uma região, um país, etc., para o qual concorrem inúmeras variáveis, muitas delas ainda desconhecidas. O que falta é conhecimento das realidades regionais por parte de quem fala dos problemas climáticos, como por exemplo, em relação ao nordeste brasileiro.
"O Nordeste brasileiro é uma região semi árida por natureza. Anos chuvosos são exceção e não regra. Não há que se “combater” a aridez como vem sendo tentado há 500 anos. O que deve ser feito é encontrar soluções que se adaptem à região." - afirma em entrevista o físico Luiz Carlos Molion, e prossegue:  O que deve ser feito é encontrar soluções que se adaptem à região”.
Há muitos exemplos do que se pode fazer numa região semelhante ao semi-árido nordestino. Por enquanto, manter o povo na ignorância parece ser mais interessante para as políticas de dominação e exploração do ser humano. 
Ignoram que o clima sofre variações a nível planetário e o que é válido no hemisfério norte com maior concentração de terras, não é válido para o hemisfério sul com maior concentração de água – os oceanos.
CO2 – Não é um vilão como tem sido apresentado. O aquecimento global antropogênico pela emissão de gases poluentes nunca existiu, como também não é verdade que o CO2 controle o clima global; além do mais ele não é tóxico ou poluente. Na verdade é o gás da vida. Quanto mais CO2 houver no ar, maior será a produtividade das plantas. E o homem depende das plantas para sobreviver. Atualmente esse índice vem caindo. O que existe é uma farsa dos países desenvolvidos que desejam impedir o avanço econômico dos países em desenvolvimento.
O homem sente que o clima está mais quente, porque a maior parte da população mundial vive concentrada nas grandes cidades. Essa concentração criou condições para que se estabeleça um micro clima urbano com temperaturas entre 5 a 6 graus mais elevados que o clima observado na área rural. Já falamos dos efeitos produzidos pelo simples uso do ar condicionado que retira o calor de interior dos prédios e joga na rua. O homem muda seu micro clima, quando substitui uma floresta nativa por uma selva de pedras, armazena grandes quantidades de água em represas, muda o curso de rios, etc. Porém, o homem só age em apenas cerca de 7% da superfície terrestre. O clima global depende de outros fatores que nada tem a ver com a ocupação dos espaços terrestres por parte do homem.
As grandes massas oceânicas, como o Oceano Pacífico associadas às altas camadas atmosféricas que envolvem o globo, também agem como reguladores de temperaturas para mais quentes ou resfriamentos gerais mais intensos como se verifica atualmente.  Esses mecanismos independem do ser humano; ele é apenas um ser passivo.
Falou-se muito sobre o buraco na camada de Ozônio no extremo sul do globo terrestre. Sabe-se que no pós segunda guerra mundial (1947) houve testes nucleares na alta atmosfera da região e consequente radiação se espalhando nas ilhas da Oceania, o que provocou protestos. Documentos da época levaram a uma conclusão no mínimo curiosa: – relatos afirmam que não foram testes, mas uma espécie de continuação do conflito contra ‘poderosos aliados dos nazistas’ que teriam bases na Antártida. - Ficção ou realidade?  

Os conhecimentos sobre clima e suas variações, na verdade ainda não são do pleno domínio do homem. Algumas décadas de observações são insuficientes para se tirar conclusões gerais como tem sido feito.