quinta-feira, 8 de agosto de 2013

MOBILIDADE HUMANA – O NOMADISMO A SE PERPETUAR: BOA VIAGEM!


Na ordem do dia está a Mobilidade Humana – Urbana ou Não – Passe livre no transporte urbano. Guerra política e de interesses econômicos em torno dos meios de Transporte. Trem bala - uma necessidade ou um luxo? - Êita trem bom demais da conta que já foi até inaugurado; mas cadê o trem?
O povão foi empurrado para as cidades. No Brasil e no mundo. É o tal do êxodo rural. As luzes das cidades serviram de atrativo e refúgio a milhões de cidadãos iludidos com modernidades de um mundo lindo e maravilhoso. Nômades por natureza, deixaram para trás os campos, os lindos céus estrelados, o ar puro e os encantos do sertão; todos  correram para se agregar em torno do brilho artificial dos lampiões de gás, dos holofotes de neon ou de luzeiros elétricos.   E, como não conseguem ficar parados, caminham, correm, rodam, voam... E precisam de todo tipo de meios de transporte para garantir a tal mobilidade: - ‘o homem tem ‘rodinhas’ nos pés’... ‘tem bicho carpinteiro que não consegue ficar parado... ’ dizem. Quando não tem o que fazer, inventa.
Os meios de transporte cada vez mais sofisticados – da bici ao helicóptero do executivo - garantem a mobilidade urbana e se multiplicaram pelo mundo afora; eles se modernizaram, aumentaram de tal forma que em algumas cidades vai-se mais rápido caminhando ou pedalando do que de carro ou de metrô. Lá se foi o tempo em que motorista de taxi-lotação comemorava sair de qualquer ponto da periferia e chegar ao centro da cidade de São Paulo em uma hora (!)
O Brasil tem extensões quilométricas de território vazio à espera de um simples trem... Já teve muitos quilômetros de ferrovias e confortáveis trens cortando colinas e espigões, para matuto viajar, para mineiro esperar e os brasileiros  transportarem suas riquezas. Funcionava. Os trens eram de uma pontualidade britânica. Mesmo os ‘Maria Fumaça’.
- Mas, cadê o trem que deveria estar aqui? – Tem, não.

-‘Era uma ferrovia / não tinha trilhos / não tinha composição. Nem Oeste-Leste, nem Norte-Sul – depois de tanta  inauguração.
- Piuiii iii... Puiiii...iiii na curva; um trem a passar.
- Puiiiiiii.... É  sombra  fantasma a apitar...
Era um trem bom demais, para pelo sertão trafegar.
Modernidade urbana projeta ‘Trem Bala’ construir.
Coisa de Mágico de Oz. Trem tão rápido, que já partiu antes de à estação chegar. Ninguém sabe ninguém viu; pois, puiiii... ele não faz, para se anunciar. Trem bom demais, no papel vai continuar’.  (- ‘Ridendo castigati mores’ – é assim que se diz?)

E assim caminha tudo fora dos trilhos... Dane-se a mobilidade humana, urbana, mundana, global para o povo. Político não precisa dela.

A primeira vez que ouvi uma amiga estressada dizer - ‘parem a Terra que eu quero descer’ – achei engraçado. Há alguns anos que não precisa querer parar a Terra para deixá-la. É um tal de sobe e desce de astronauta... Agora está sendo preparada uma viagem para Marte – só de ida - e tem maluco inscrito disputando vaga na nave. 
Boa viagem!