O tema ‘Educação’ está na ordem do dia; quanto mais
se fala sobre o assunto, menor é o índice de aproveitamento por parte dos
alunos da escola pública; e, pior o procedimento dos governantes...
Educar,
ditar normas, estabelecer regras para crianças e jovens, tem sido a preocupação das políticas educacionais. Os governantes seguem à margem dos cuidados
que devem ter em seus próprios procedimentos.
De certa forma, educar-se é governar-se. Quando os
clássicos greco-latinos falam do cuidado e do próprio aprimoramento, estão
convocando a uma forma de educação que afeta toda a existência do ser humano e
a forma. É o cuidado consigo e com os demais. Isso exige uma autocrítica que
nem todos estão dispostos a realizar.
Sócrates, antigo filósofo grego, geralmente é
considerado o pai da filosofia ocidental. Ele conduzia suas especulações por
meio de Diálogos (Dialética*) do tipo perguntas e respostas. Devemos a Platão, seu
discípulo, a divulgação desses ensinamentos ressaltando a importância do ‘conhece-te
e a ti mesmo’. Ele se interessou primeiro pela Ética e pelo conhecimento. Afirmou
que a virtude é o mesmo que o conhecimento, e o vício é o resultado da ignorância.
Foi um ferrenho opositor da tirania política, ressaltando as virtudes da
educação de si para ser um bom governante, como vemos na citação de um Diálogo
entre Sócrates e Alcebíades:
- “Sócrates – Todo homem que
não conhece as coisas que estão nele, também não conhecerá as que pertencem aos
outros.
Alcebíades – Isso é verdade.
Sócrates – Não conhecendo as
coisas pertencentes aos demais, não pode conhecer as do Estado.
Alcebíades – É uma
consequencia necessária.
Sócrates – semelhante homem
pode ser alguma vez um bom homem de Estado (governante)?
Alcebíades – Não”. (Platão, Alcebíades, 131 a-b)
A educação é uma tarefa coletiva. Sem esta convicção, o que
chamamos de governo, resulta num olhar míope. Alcebíades é chamado a procurar a
justiça e a sabedoria, e para isso, se lhe diz: tem que “administrar e cuidar
de si e de seus assuntos, como também da cidade e das coisas da cidade” – e
isto também é economia, mas com educação.
Pois bem,
educar-se não é ocupar-se individualmente do que nos afeta e ignorar os outros,
nem esquecer-se do comum, da comunidade, da comunicação, é sentir-se vinculado
a uma tarefa que precisa de nossa máxima dedicação, uma dedicação de
transformação.
Platão – “Não poderia jamais
consentir que um homem o qual não tenha conhecimento de si mesmo, possa ser um
sábio. Pois chegaria a dizer que justamente nisto consiste a sabedoria - conhecer a si mesmo."
* DIALÉTICA - para
chegar ao conhecimento, Sócrates usa um processo de interrogação; Hegel
usa o método de desenvolver as idéias a partir da contradição entre tese e antítese
para chegar à síntese; o materialismo dialético de Marx apresenta a luta de
classes.