segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CONHECE-TE A TI MESMO - A EDUCAÇÃO COMO GOVERNO

O tema ‘Educação’ está na ordem do dia; quanto mais se fala sobre o assunto, menor é o índice de aproveitamento por parte dos alunos da escola pública; e, pior o procedimento dos governantes...
 Educar, ditar normas, estabelecer regras para crianças e jovens, tem sido  a preocupação das políticas educacionais.  Os governantes seguem à margem dos cuidados que devem ter em seus próprios procedimentos.
De certa forma, educar-se é governar-se. Quando os clássicos greco-latinos falam do cuidado e do próprio aprimoramento, estão convocando a uma forma de educação que afeta toda a existência do ser humano e a forma. É o cuidado consigo e com os demais. Isso exige uma autocrítica que nem todos estão dispostos a realizar.
Sócrates, antigo filósofo grego, geralmente é considerado o pai da filosofia ocidental. Ele conduzia suas especulações por meio de Diálogos (Dialética*) do tipo perguntas e respostas. Devemos a Platão, seu discípulo, a divulgação desses ensinamentos ressaltando a importância do ‘conhece-te e a ti mesmo’. Ele se interessou primeiro pela Ética e pelo conhecimento. Afirmou que a virtude é o mesmo que o conhecimento, e o vício é o resultado da ignorância. Foi um ferrenho opositor da tirania política, ressaltando as virtudes da educação de si para ser um bom governante, como vemos na citação de um Diálogo entre Sócrates e Alcebíades:

- “Sócrates – Todo homem que não conhece as coisas que estão nele, também não conhecerá as que pertencem aos outros.
Alcebíades – Isso é verdade.
Sócrates – Não conhecendo as coisas pertencentes aos demais, não pode conhecer as do Estado.
Alcebíades – É uma consequencia necessária.
Sócrates – semelhante homem pode ser alguma vez um bom homem de Estado (governante)?
Alcebíades – Não”.  (Platão, Alcebíades, 131 a-b)

A educação é  uma tarefa coletiva. Sem esta convicção, o que chamamos de governo, resulta num olhar míope. Alcebíades é chamado a procurar a justiça e a sabedoria, e para isso, se lhe diz: tem que “administrar e cuidar de si e de seus assuntos, como também da cidade e das coisas da cidade” – e isto também é economia, mas com educação.
Pois bem, educar-se não é ocupar-se individualmente do que nos afeta e ignorar os outros, nem esquecer-se do comum, da comunidade, da comunicação, é sentir-se vinculado a uma tarefa que precisa de nossa máxima dedicação, uma dedicação de transformação.

Platão – “Não poderia jamais consentir que um homem o qual não tenha conhecimento de si mesmo, possa ser um sábio. Pois chegaria a dizer que justamente nisto consiste a sabedoria  - conhecer a si mesmo."


* DIALÉTICA -  para  chegar ao conhecimento, Sócrates usa um processo de interrogação; Hegel usa o método de desenvolver as idéias a partir da contradição entre tese e antítese para chegar à síntese; o materialismo dialético de Marx apresenta a luta de classes.