segunda-feira, 29 de julho de 2013

SOLIDARIEDADE – REABILITAÇÃO DA POLITICA – RESPONSABILIDADE SOCIAL – MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO NA IGREJA...

Papa Francisco encerrou sua visita ao Brasil pedindo orações, agradecendo a acolhida, prometendo voltar. 
Em cada pequeno discurso que proferiu em sua passagem foi claro, objetivo e direto em seus recados. Ora falando em castelhano, ora em português fez um chamamento que foi muito além de um simples compromisso com a juventude presente aos eventos programados do JMJ. 
Seu chamamento para recuperar a ética, a compaixão e a solidariedade teve muitos destinatários, além dos jovens presentes no encontro. Ele incentivou aos cidadãos a deixar de lado a indiferença e o conformismo e dedicar-se aos assuntos públicos. Apelou à responsabilidade social dos governantes e empresários, e reivindicou a honestidade e o espírito de sacrifício da política. Criticou também a Igreja distanciada e fechada, na qual nem os bispos e nem os sacerdotes politizados conseguem sintonizar quais são as necessidades dos fieis. O estado laico com respeito a todas as religiões e manifestações culturais permite que a solidariedade se faça presente no encontro tão importante e que deve ser promovido por todos. Lembrou que as duas pontas da sociedade: os idosos e os jovens estão sendo vitimas de uma cultura de destruição de seus valores por uma sociedade onde o dinheiro fala mais alto.
 Citamos algumas frases ditas nos diferentes encontros:
 - "Para construir um mundo novo, é preciso levar a força de Deus para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; e também para extirpar e destruir o ódio e a violência", afirmou o Papa Francisco na missa de encerramento do encontro da JMJ em Copacabana –(RJ). 28- 07-2013.
- “El futuro nos exige la rehabilitación de la política, que es una de las formas más altas de la caridad”. No encontro com a elite política e social no Teatro Municipal – RJ.
Aos poderosos, insistiu em sua responsabilidade social:
- “o futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que alcance cada vez mais e melhor a participação das pessoas, evite o elitismo e erradique a pobreza. Que não falte o necessário a ninguém e que seja assegurado a todos a dignidade, a fraternidade e a solidariedade”.

-“Não é deixando livre o uso das drogas como se discute em várias partes da América Latina que se conseguirá diminuir a difusão da dependência química. É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz”.diminuir a difusão e a dependência química. É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas', disse o 
Sem dúvida estamos diante de um papado inovador. Não deixemos que outros ditem os rumos de nossas vidas. É tempo de assumir responsabilidades, ser solidários e restabelecer a ordem e os valores humanos tão desrespeitados.