terça-feira, 9 de julho de 2013

AMULETOS E TALISMÃS - O PODER DA SUGESTÃO EXTERNA E A CONFIANÇA EM SI

Os amuletos são objetos usados como talismãs contra o mal, consistindo em geral de letras e símbolos sagrados. Com o desenvolvimento da Cabala e a crença na eficácia da combinação de letras e nomes divinos, a popularidade dos amuletos se generalizou. Consistem em escritas e inscrições em papel pergaminho, metal, e pedras preciosas. Seu preparo envolve um ritual complicado.
Graças à crença de que eles atraem a sorte ou afastam o azar, ainda hoje são muito usados em forma de jóias: anéis, pingentes, pulseiras, broches, estatuetas em metal, marfim, jade, etc.
Entre os anéis temos os dos signos, com inscrições e pedras  e o anel de Amon, ou Forma Luksor.
Segundo a lenda, os anéis mágicos derivaram do anel mágico de Salomão do qual lhe vinha toda Sabedoria. O anel de Salomão era símbolo do poder material e espiritual.
O círculo e o anel sempre estiveram relacionados com a astrologia. Hoje, como antigamente, os anéis dos signos são muito difundidos, associados às respectivas pedras do planeta e símbolos zodiacais.
Os pingentes também são muito difundidos, como a figa (símbolo fálico), a cruz, a estrela, a meia-lua, pequenos animais como o escaravelho, pedras preciosas, etc.
Estatuetas são muito comuns - o Buda, o elefante, o galo, as carrancas, etc.
Há muitos outros objetos usados como decoração e como amuletos: escudos, ferraduras de sete pregos, trevo de quatro folhas, bonecas, o  ovo (símbolo universal do nascimento); temos as formas como a pirâmide, esferas, mandalas, a cruz em suas varias formas (cruz gamada, de Malta, do sofrimento, de Caravaca, suástica, etc.)

O poder da sugestão externa é maior do que se imagina, pois muitas pessoas não têm confiança em si. São como carneirinhos  humanos, e naturalmente seguem o seu pastor/chefe/patrão/dono. A verdade é que são pessoas infelizes se não são conduzidos por alguém a lhes ditar ordens, e, quanto mais enérgicas são as ordens, tanto mais rapidamente estão dispostos em obedecer.
Vivemos rodeados por um mar de vibrações; algumas são naturais e muitas outras são produzidas por mentes emitindo pensamentos egoístas que perturbam o ambiente e são pressentidas por pessoas mais sensíveis. Um sorriso de ironia, ou uma expressão de medo, ou a simples indiferença com que se encare essa realidade cotidiana, e lá se vai nossa liberdade, bem estar e sentimento de segurança. 
Eu sou livre e nada temo – essa é a afirmação de força e confiança para fazer frente aos ataques e sugestões negativas e de dominação externas. Nada há a temer, senão o próprio temor que enfraquece as defesas.

Quando se age de forma positiva, sem receios da influencia de uma ação negativa, cria-se um escudo protetor, pois só atraímos o que está em harmonia com nossos próprios pensamentos. Não é necessário gastar energia para tal. O agir pelo não agir, colocar-se sob a auto proteção instintiva valem por mil amuletos e talismãs. Eles normalmente trazem a carga que alguém lhes tenha incutido, além da energia da forma que elas representam. São úteis na medida em que servem de suporte para ir buscar no inesgotável depósito Universal aquela energia a mais para ser utilizada quando necessário.