quinta-feira, 18 de julho de 2013

DESERTIFICAÇÃO DO NORDESTE - QUANDO O SAL PODE ADOÇAR A VIDA


A recente notícia de que o nordeste pode se transformar em um deserto foi divulgado com tons de apocalipse. O problema que ora é enfrentado por pequenos agricultores com a exposição de jazidas de sal-gema em locais antes agricultáveis é conhecido desde os tempos da colonização.  Porém, como sempre, os sertanejos estão sendo apontados como causadores do dano ambiental. O pior é que a exploração da indústria da seca tem ignorado toda a tecnologia que existe no mundo – Israel em particular – para enfrentar o problema da seca e combater a desertificação.
O sal gema é encontrado nas regiões de clima semi-árido  e desértico. Existem jazidas de sal espalhadas por grande parte do país e cujas eflorescências serviram no passado para atender ao abastecimento humano e de animais. Os ‘barreiros’ ou ‘lambedouros’, por exemplo, ocorriam em toda a região do vale do Rio São Francisco – ‘rio dos currais’ onde se concentrou grande número de rebanhos bovinos no tempo da colonização e que atendiam às necessidades do ‘sertão’: homens e animais.
O petróleo que é explorado no interior de algumas áreas nordestinas está relacionado à presença de domos; esses domos muitas vezes indicam também a presença de sal gema e de gás natural. Em geral o terreno muito antigo que estava recoberto por sedimentos foi sofrendo a ação do tempo e se desgastando expondo assim as intrusões salinas  conforme está ocorrendo no momento no interior do NE. O fator da presença de água salgada no subsolo de algumas regiões do nordeste já deveria ter sido diagnosticado como presença de  subsolo com presença de forte concentração de sal gema. Estudos geológicos e geomorfológicos indicam que   os solos com alta salinidade são de origem muito antiga e correspondem a antigos fundos de mar, tanto no Brasil como em todas as outras  extensas salinas do mundo. Elas podem ser superficiais ou profundas que vem sendo exploradas há séculos e se constituem em magníficas minas de sal em várias partes do mundo. As salinas são riquíssimas fontes de riqueza natural, cujo produto tem muitas aplicações. Entre os grandes saleiros de superfície temos a Noroeste da Bolívia, em Uyni, o maior do mundo. Tem uma superfície de 105.000 km2 com uma espessura de 30 cm sobre um lago subterrâneo de águas salgadas. Fica nos altiplanos andinos a uma altitude de 3500m. 
O Brasil  possui imensas jazidas marinhas inexploradas próximo ao litoral;  por ora o produto só está sendo explorado em algumas salinas litorâneas, principalmente no litoral do Rio Grande do Norte.
O nordeste pode virar deserto ao contrário do que se dizia que ia virar mar. Se a vida lhe oferecer um limão faça com ele uma limonada. Se lhe oferecer uma salina, aprenda a adoçar a vida com essa riqueza. O sal gema (cloreto de sódio) é uma matéria prima com múltiplas aplicações industriais.

Mais sobre o assunto: HTTP://pt.shvoong.com/writers/sanmys