quarta-feira, 10 de julho de 2013

MEDITAÇÃO – A SABEDORIA MILENAR A SERVIÇO DA BOA SAÚDE.


A ciência ocidental descobre a sabedoria milenar oriental e já concorda que a meditação é uma terapia de alto valor funcional. 
Os estudos sobre os benefícios da meditação estão concentrados em seis áreas de vital importância para melhoria da qualidade de vida. Ela melhora a concentração mental; reduz o stress; produz a melhoria do sistema cardiovascular; combate a insônia e distúrbios mentais; alivia  a dor física; reforça as defesas imunológicas prevenindo e curando.
 Os efeitos são prolongados e tem mais eficácia do que um simples repouso. Para quem já está estressado, a meditação funciona como um remédio. Foi o que os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos descobriram. Eles analisaram 28 enfermeiras do hospital da Universidade do Novo México, sendo que 22 delas sofriam de sintomas de stress pós-traumático. A metade dessas pacientes que realizou duas sessões por semana de alongamento e meditação tiveram uma redução de 67%  dos níveis de cortisol. A outra metade continuou com os mesmos níveis observados.
Os benefícios da meditação são múltiplos. Vai muito além de um simples relaxamento físico. A meditação inclui técnicas  variadas, que diferem em sua duração e no método utilizado: - em silêncio, entoando mantras, adotando posturas, etc. Essas variações, no entanto, não influenciam no resultado final, pois o efeito produzido no cérebro é parecido. Na prática, aumenta a atividade do córtex cingulado anterior, área ligada à atenção e à concentração do córtex pré-frontal ligado à coordenação motora e do hipocampo que armazena a memória. Também estimula o funcionamento da amígdala reguladora das emoções e, quando acionada, acelera o funcionamento do hipotálamo, responsável pela sensação de relaxamento e bem estar.
O que parecia um modismo alternativo despertou a atenção da ciência, e nos últimos anos, os pesquisadores ocidentais começaram a entender por que, afinal, meditar funciona tão bem, e para tantos problemas de saúde diferentes.
Palavras do psicólogo Michael Posner, da Universidade de Oregon - "Com a ressonância magnética e a tomografia, percebemos que a meditação muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, e isso influencia o equilíbrio do organismo como um todo".

Meditação – oração mental que consiste em considerações e processos mentais discursivos; se opõe a contemplação. Reflexão; concentração espiritual. O esvaziar a mente dos problemas.
Em resumo:  A receita para lidar com os inúmeros  problemas de saúde, por exemplo,  é fechar os olhos, parar de pensar em si e se concentrar exclusivamente no presente.

Mantra para meditação: - “Eu sou o senhor de mim mesmo”.

“Eu irradio ondas de pensamento da mesma qualidade que desejo receber dos outros.”