domingo, 14 de julho de 2013

EDUCAÇÃO – FORTALECER A VONTADE COM AGENDA POSITIVA


O hábito da meditação pode ser associado a um outro hábito, o de fortalecer a vontade elevando o nível de consciência.
Recomendam os estudiosos e especialistas em educação de que se deve estabelecer às crianças – vale para todas as idades – que façam uma promessa propósito para o dia. Por exemplo: ler, cuidar dos brinquedos, arrumar o quarto... Elas terão que se vigiar para não falhar. No final de algum tempo elas terão conseguido dominar a vontade e resistir às tentações, aprendendo a administrar o próprio tempo. Não é castigo. E muito menos um trabalho. Ao mesmo tempo em que cumprirem as tarefas deverão cultivar um bom desejo que eleve, que melhore a conduta e principalmente seus pensamentos. Ensinar a fixar o pensamento nas boas consequencias resultantes de sua atitude no final do dia, da semana, do mês: – a leitura proporcionou diversão e aprendizado, a arrumação do quarto e cuidado com os brinquedos resultou num ambiente organizado... E, à medida que fortalece a vontade agindo, ganha em satisfação pessoal quando o hábito estiver relacionado com a valorização de uma virtude: honestidade, verdade, clareza, desapego, respeito, cooperação, aprendizado, etc. O sentimento de ‘dever’ cumprido reforça a segurança e ela passa a se sentir integrada, útil, responsável e principalmente respeitada.
Todos podem construir sua ‘central’ de fortalecimento da vontade positiva a partir da mentalização de um propósito. Vale também para se expressar escrevendo ou falando. Cada vez que se usa a palavra ‘não’, a vibração positiva que poderia ser desenvolvida e assimilada pelo aprendiz é neutralizada.  O hábito de ouvir um ‘sim’ antes de receber as explicações de uma negativa implícita reforça a capacidade de assimilar ensinamentos outros que seriam inibidos diante de uma negativa frontal.
A evolução normal do comportamento humano desde os primeiros dias de vida deveria obedecer aos ditames do equilíbrio. Numa sala de aula, por exemplo, cada criança reflete sua índole e a educação recebida no lar. A tarefa do professor consiste em reforçar os pontos positivos, e disciplinar  comportamentos negativos mostrando o correto tantas vezes quanto for necessário evitando conceitos negativos nas observações.
O bom humor deve fazer parte da formação de novos hábitos. Rindo castigam-se os costumes e permite criar atitudes positivas que educam  e fortalecem a vontade.

O importante é construir na mente em formação e/ou na auto-educação de um adulto, a sua capacidade de disciplina pessoal que o valoriza e enobrece como ser humano.
 O ‘vós sois deuses’ ainda não foi compreendido pelo homem que corre atrás de ilusões.