terça-feira, 2 de julho de 2013

REVENDO FATOS – REFORMA POLITICA ‘TÁBUA DE SALVAÇÃO’ PARA O GOVERNO.


A Copa das Confederações acabou. Os protestos continuam. E o governo achou que a ‘reforma política’ será sua tábua de salvação; vai enviar ao Congresso uma proposta de plebiscito passando por cima da Lei – Art. 14 da Constituição e a lei 8709 - que estabelece as condições para a realização da referida consulta: 
 “Art. 3o Nas questões de relevância nacional, de competência do Poder Legislativo ou do Poder Executivo, e no caso do § 3o do art. 18 da Constituição Federal, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto legislativo, por proposta de um terço, no mínimo, dos membros que compõem qualquer das Casas do Congresso Nacional, de conformidade com esta Lei.”
Reforma Política, plebiscito, referendo é adiar os problemas e criar mais confusão. Da forma como está sendo encaminhado o assunto pelo executivo fere os princípios da competência dos poderes.
Afinal, o que é preciso para resolver os problemas na Educação, na Saúde, nos transportes, na infra-estrutura geral, na segurança, na economia, em moradias, e todos os demais problemas sociais? 
– Falta vontade política e trabalho. Uma gestão competente.  Muito trabalho!
Goteira no telhado sujando a pintura, deteriorando a construção e comprometendo a estrutura se resolve trocando as telhas que já não cumprem com sua função. Foi assim que entendi o ‘reecoll’ de maus políticos de que falou o Ministro Joaquim Barbosa; são eles que devem ser cassados, expurgados pela ficha limpa, punidos pelos crimes que tenham cometido, ou seja, banidos da vida pública. Se houver vontade política haverá melhoria de A, a Z, em todos os setores da administração. Mudanças comportamentais são necessárias, com uma justiça mais ágil e menos corporativismo político.
O discurso de alguns dizendo que é melhor assim como está e que se não fosse essa democracia que está aí poderia ser muito pior, reflete completa falta de visão; eu digo que poderia ser muito melhor se cada um vestisse a camisa do trabalho honesto produtivo e trabalhasse em prol do país e não em benefício próprio como vem ocorrendo com a classe política que tomou de assalto o poder.  Tudo é uma questão de honestidade para consigo e para com a Nação.
Ninguém arrisca dizer como será o dia seguinte.  O leque de temas ventilados é amplo e variado. Citamos alguns:
1-    Passe Livre versus cortes de gastos – o governo Paulista saiu na frente. Agora se espera que o governo federal faça o mesmo: enxugar a máquina administrativa obesa, inoperante, corrupta, ralo de verbas que podem muito bem ir para saúde, educação, segurança, etc. Mas, a Presidenta já anunciou que não vai fazer ‘demagogia’ – ou seja, não vai dispensar ninguém, nem cortar gastos... Entenderam?
2-    Trem Bala – será que agora sai do papel e começa, depois de 30 anos, a ser uma realidade? O mesmo se espera de outras obras ferroviárias; não custa lembrar-se da ferrovia Norte Sul – 25 anos de espera, várias inaugurações oficiais com presidentes, pompa e circunstancia, e, após muito dinheiro desperdiçado, nada de trem ainda...  E dizer que JK construiu Brasília e mudou a capital em um único mandato. E, que se saiba, não precisou usar o ‘PR’ como na mudança da família Real para o Rio de Janeiro. (PR = propriedade Real, e que o povo, que tinha que desocupar suas casas para abrigar a comitiva que acompanhava a corte, interpretou com ‘ponha-se na rua’... tal qual anda acontecendo em algumas localidades para a construção dos estádios de futebol, sem falar nas invasões a propriedades produtivas pelo país afora).
3-    Segurança – quantas mortes ao ano ocorrem no Brasil, vítimas da violência? – 50 mil segundo as estatísticas. Em dez anos de governo do PT são 500 mil as vítimas! Todos os dias é a primeira coisa que salta na tela de TV tão logo começam os noticiários. Dezenas... Centenas... Milhares...
4-    Passe Livre – tem algo muito errado em toda essa campanha pelo passe livre. O cidadão de bem, que trabalha, produz, paga seus impostos será onerado mais uma vez. É esperar para ver. Não tem almoço grátis. O enfoque sempre é pelo emocional; o correto seria  exigir frotas de ônibus em quantidade e qualidade para o atendimento dos usuários. Tarifas? Que tal utilizar o sistema de rateio como se faz nos custos operacionais de um condomínio? Aliás, esse deveria ser o sistema de cobrança de todo e qualquer imposto: puro e simples RATEIO.
5-    Classe C – aquela que o PT tanto se vangloria de ter criado, existe. É composta por uma legião de militantes que foram contratados pelo partido dos trabalhadores com salários muito acima de sua qualificação profissionalização para cargos e funções que os alçou na pirâmide social. São eles a nova classe C: - tem Cartão de Crédito, Compram, colaboram com o consumismo. E até paga o dízimo ao Partido.
6-    Revisão das Aposentadorias do INSS – os aposentados  que contribuíram com mais de um salário mínimo, porém não foi pelo teto que se aposentaram, estão recebendo um benefício defasado em cerca de 50% do valor inicial. Dizem que ainda há benefícios sendo revisados. Até quando? Entra ano, sai ano, muda de ministro e tudo continua em marcha lenta e desrespeitosa prejudicando quem trabalhou, contribuiu para ter uma aposentadoria digna e não ser um peso para ninguém.  A inflação já corroeu o pouco que recebem e muitos estão endividados com o empréstimo consignado criado pelo governo Lula, com banco exclusivo para atender aos aposentados...
Para encerrar, uma questão em pauta: - que tipo de sociedade se pode esperar com uma geração a ser doutrinada ideologicamente por uma parcela mínima de pessoas que sofrem de memória seletiva, amnésia de conveniência, e, que  pregam e praticam a demonização de quem tem a responsabilidade constitucional de manter a ordem (PM), e de garantir a defesa da soberania nacional – as Forças Armadas.
As mudanças têm que começar pelas pessoas. Se elas continuarem com os mesmos hábitos nenhuma reforma política terá resultados.  
As pesquisas indicam forte queda na popularidade da Presidenta! – não era para menos. Mas não desce do palanque! Trabalho que é bom, não dá tempo...

Não existe solução Mágica para os problemas acumulados. É hora de restaurar a ordem democrática.