domingo, 7 de julho de 2013

O PULO DO GATO – ( CONTO )


- “Uma onça matreira observava o gato caçar. Aproximou-se dele e entre elogios e mesuras o convidou para um passeio. O gato aceitou, e durante o percurso a onça ia indicando presas para o gato apanhar. Queria que ele lhe ensinasse os truques sempre bem sucedidos. O gato não se fez de rogado, e, salta daqui, salta dali ia pegando todas as presas. Satisfeita, a onça resolveu por em prática os novos conhecimentos. Em certo momento vendo o gato distraído resolveu transformá-lo em seu almoço. Porém, o gato que já esperava pelo bote da onça, pulou de lado. A onça, desenxabida reclamou:- ‘esse truque você não me ensinou’. Ao que o gato respondeu: - ‘um mestre nunca ensina tudo o que sabe’.

O conto envolvendo animais astutos é mais um aprendizado que devemos assimilar, especialmente num momento em que velhas raposas da política montam guarda a espera de enganar os desavisados. O plebiscito faz parte  dos seus interesses particulares; se baseiam na idéia de que já conhecem todos os ‘pulos’. No momento certo os verdadeiros estrategistas mostrarão qual é o devido lugar dessas lideranças que só pensam em tirar proveito próprio.

Brasileiros do Bem mostrem sua cara! (No dia 08/11/2011 publiquei neste blog um texto sob o título “Brasileiros do Bem Mostrem Sua Cara!” – continua atualíssimo).