domingo, 21 de julho de 2013

SAIR DA ROTINA PARA TER UM CÉREBRO SAUDÁVEL

Hoje há uma temática alternativa para todo e qualquer assunto relativo ao bom funcionamento da mente diante do grande estresse da vida moderna. O cérebro humano é exigido ao máximo. Ele funciona com energia bioquímica, porém depende de treinamento como qualquer outro membro do corpo humano. Estudiosos criaram o que chamam de ‘dieta mental’. Ela consiste de atividades diárias variadas que devem ser incluídas no comportamento do dia a dia. Correspondem ao chamado ‘O Prato da Mente Saudável’ (Rock y Siegel) que visa ajudar a ter um cérebro pleno, consta de atitudes que normalmente praticamos. São:
 1- Dormir – para refrescar a memória, o corpo e consolidar a memória; isso potencializa as ondas delta reforçando os aprendizados do dia; em geral ao acordar temos respostas aos problemas que nos preocupavam antes de dormir. Cada pessoa necessita de um número de horas diferentes de sono. Entre 8 e   10 horas seria o número ideal.
2- Jogar para experimentar alternativas – flexibiliza as emoções e melhora a criatividade, além de potencializar a atenção facilitando o aprendizado, pois estamos fazendo algo por prazer. 3- Parar, não fazer nada – desligar-se para que a mente divague sem um objetivo específico; recomenda-se ‘perder’ tempo não fazendo nada antes de iniciar uma tarefa importante. Corresponde ao preparo antes de agir.
4- Desenvolver a introspecção – para a potencialização das ondas alfa, gama e theta. Ajuda a diminuir o estresse e reduz a pressão arterial e a tensão muscular. Ouvir música tranqüila ou praticar a meditação contribui para atingir esse nível.
5- Conectar-se com outras pessoas – O tempo dedicado a um relacionamento saudável, conversa agradável e descontraído com pessoas amigas ajudam a melhorar nosso sistema endocrinológico, cardiovascular e imunológico. As diferentes ondas vibratórias cerebrais são acionadas nestes contatos.
6- Praticar exercícios físicos – eles  também ajudam o cérebro a tornar-se mais ágil para a aprendizagem e a criatividade; protegem do envelhecimento e de outros problemas físicos. Caminhar, dançar, trilhas, pedalar, natação, etc., potencializam as ondas gama e beta.
7- Focalizar-se em Objetivos -  reforça as ondas beta – A vida agitada atual com a comunicação virtual leva a uma múltipla ação dispersiva; devemos nos concentrar em uma tarefa por vez para evitar perda de energia e de tempo.

Ondas Cerebrais - Para obter bons resultados é importante saber quais são as ‘ondas cerebrais’ resultantes dos movimentos vibratórios do nosso cérebro geradas a partir das diferentes atividades realizadas pelo indivíduo. Conheça as ‘ondas cerebrais’ e como agem:
- a) Ondas Beta – estados de alerta com oscilações entre 13 e 28 vibrações/segundo; indicam plena atividade mental; são as que podem levar a estados de tensão, aborrecimento e medo.
- b) Ondas Alfa – sua frequencia é baixa oscilando entre 8 e 12 vibrações/segundo – são ativadas com pensamentos amenos durante momentos de relaxamento quando nos desligamos dos problemas e esquecemos os problemas.
- c) Ondas Gama – Correspondem à plena lucidez mental e de momentos de criatividade – sua frequencia oscila entre 40 e 100 vibrações/segundo. Em geral são raros esses momentos de boas idéias, pois é necessário atingir alto índice de tranqüilidade antes desse nível.
- d) Ondas Theta – ou estado de vigília – são ativadas quando dormimos ou praticamos meditação. Sua frequencia oscila entre 4 e 7 hz. Elas produzem uma espécie de alienação entre o hemisfério cerebral direito e o esquerdo funcionando como base da criatividade, imaginação e aprendizagem. Podem ser ativadas através da meditação ou do relaxamento.
- e) Ondas Delta = o estado hipnótico – Sua frequencia é entre 1 e 3 hz e aparecem durante o sono profundo ou nos estados de transe.  Contribuem para reforçar o sistema imunológico, daí a importância para nosso cérebro dormir bem e descansar.

Conclusões: - Nosso cérebro merce mais atenção. Uma vida  plena e produtiva exige um cérebro ágil capaz de se ocupar  de múltiplas situações e atividades, desde a recreação pura e simples, ao descanso, sono, etc. O ganho será em rendimento profissional e bem estar físico e mental. Estabelecer metas e reorganizar-se é a recomendação para bons resultados.

Saia da rotina.