domingo, 4 de novembro de 2012

ROYALTIES DO PRÉ-SAL & EDUCAÇÃO E ENEM


Cada vez que ouço falar sobre a distribuição dos royalties do pré-sal (sabe Deus quando se tornarão realidade...), lembro de dois textos didáticos de um livro de leitura do antigo curso primário. Um deles narrava a história de uma garotinha que  ia à cidade levando um pote de leite na cabeça; noutro texto ela levava um cesto de ovos. Enquanto caminha sonha com o que pode fazer com o resultado da venda do produto. No primeiro caso acabaria sendo uma rica proprietária de um lindo rebanho de vaquinhas leiteiras; no segundo caso teria uma grande produção de ovos pelo aumento do número de galinhas poedeiras. Tão distraída ia que não viu uma pedra no caminho – sempre há uma pedra no caminho... E, no tropeção, os sonhos foram por terra: o pote quebrado e o leite derramado, no primeiro texto, e, os ovos estrelados na poeira da estrada, no segundo texto.
A moral da história do ‘não se deve contar com o ovo antes da galinha botar’ também vale no caso do pré-sal. Os sonhadores de como utilizar uma riqueza que existe a alguns km de profundidade sob as águas oceânicas são muito nobres: Destinar 100% para a Educação! Porém, o produto ainda está lá e a disputa acirrada com brigas, debates, choro – com lágrimas e tudo – mostram como não será fácil transformar em realidade o sonho.
Sabe-se, de concreto, que os royalties do petróleo que já é explorado há mais de cinqüenta anos, não atendem às necessidades das populações dos Estados produtores. Uma nota de hoje fala de que talvez falte gasolina ainda este ano. A vida real é muito diferente do faz de conta governamental.
O mundo moderno precisa de cérebros pensantes práticos, objetivos, realistas, não de robôs programados para responder a comandos.
Mais uma prova do ENEM em curso. Aquela prova que serve para peneirar os alunos segundo critério do ‘politicamente correto’. Aguardemos os resultados. Certamente as estatísticas dirão que foi um sucesso. Na contramão, a realidade mostra os resultados pífios de uma educação pública que a exemplo do pré-sal precisa de muito tempo para ser resgatada do fundo do poço.