sábado, 24 de novembro de 2012

COMPORTAMENTO HUMANO - DA NECESSIDADE DE SE TRANSFORMAR


-“Palavras como regulamentação, restrições, necessidades – deixam abalados certos indivíduos que se julgam acima das leis tanto das leis dos homens como das leis naturais, as quais são vistas como um absurdo ao qual deveriam estar imunes. As leis e regulamentos serão considerados justos quando deles resultarem benefícios particulares, e injustos, caso contrário..."
É esse tipo de comportamento que estamos assistindo no país nos últimos tempos. Com a condenação dos mensaleiros pelo STF veio à tona a sanha pela vingança daqueles que não aprenderam a lidar com os problemas e as contrariedades naturais a que todas as pessoas estão expostas dede a mais tenra idade. Criaram uma imagem ideal glorificando-se e se tornaram pessoas neuróticas que acham que os outros têm obrigação de lhes dispensar atenção especial, mais consideração e deferência. Vivem em função do seu egocentrismo num mundo idealizado, fora da realidade. – “Se não fosse por causa da realidade, eu estaria perfeitamente bem” – devem pensar... E, assim, a culpa será sempre dos outros.
Em geral, pessoas com essa visão distorcida do mundo desenvolvem impulsos para obter um triunfo vingador – o objetivo primordial é envergonhar, ou vencer os outros por meio do próprio sucesso; ou desde que tenha atingido o poder, o objetivo é infligir ao outro um sofrimento às vezes humilhante. É um impulso vingativo o de querer frustrar, desgastar ou derrotar os outros, pois ele estará se vingando de possíveis humilhações sofridas na infância que foram reforçadas pelo desenvolvimento neurótico de conquistar a glória e o reconhecimento – principal objetivo de vida.  Hitler, por exemplo, dedicou-se a um fanatismo de desejar triunfar cada vez mais sobre cada vez mais indivíduos.
Mais uma vez a educação é que pode fazer a diferença no desenvolvimento de uma personalidade equilibrada; é na Escola, num convívio saudável e respeitoso, que pessoas com tendências de comportamento arrogante e vingativo, que se vêm compelidas a ofender os outros, aprenderão as exigências naturais de obediência às leis e regulamentos tão abominados por elas. Ao encontrar um ambiente favorável, o indivíduo poderá desenvolver suas potencialidades e capacidades ou talentos, cultivando a força de vontade e superando os medos de se relacionar com os outros. Porém, só ele é que pode desenvolver o seu acervo de possibilidades. A transformação tem que vir de dentro; o exterior apenas lhe fornece as ferramentas para sua transformação.
-“As exigências neuróticas fazem com que percamos um aspecto da arte de viver, que é exatamente o de aceitar aquilo que a vida oferece’. (Karen Horney).