quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NORTEAR A EDUCAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES É FÁCIL. BASTA SEGUIR AS PEGADAS DEIXADAS PELOS MESTRES


Os ensinamentos dos Mestres são válidos em qualquer circunstância. Poderíamos fazer uma explanação sobre as virtudes dos Santos, mas os ateus e materialistas sem religião e sem lei ririam, e seriam capazes de desrespeitar até os seus próprios antepassados considerando como um ato de ignorância a crença, a fé e qualquer manifestação de religiosidade. A Igreja católica tem um acervo imenso de nomes de Santos e de Santas – verdadeiros modelos a serem imitados pelo exemplo de vida que proporcionam na formação das pessoas. Frases ditas com propriedade, por pessoas mais velhas, em momentos oportunos, serviam de orientação ética e moral, importantes na formação do caráter. Foi assim que acumulei muitas lições. Através de relatos simples, educativos, com ensinamentos da simplicidade da vida dos Santos e Santas - que nunca perdem a validade - professores, pais, avós exerciam um papel importante na formação das crianças e dos jovens. Esse costume está perdido na maioria das famílias e na sociedade como um todo. A geração Y certamente considerará obsoleto esse costume...

Hoje é dia de Todos os Santos- dedicado em honra de todos os santos e mártires da Igreja conhecidos e desconhecidos. Inclusive “São Nunca”(!), aquele inventado pelos que queriam burlar algum compromisso, pois todos os dias, segundo a Igreja Católica tem o seu Santo.

Seguem ditos oportunos de pessoas que foram referência em seu tempo. Eles não fazem parte dos cânones de religiões, por isso ficamos à vontade para dedicar seus preceitos àqueles que são refratários aos ensinamentos das religiões.

-“Não te alies aos moralmente inferiores. Não receies corrigir teus erros”. (Confúcio).

 –“Não tentes ser bem sucedido. Tenta antes ser um homem de valor.” (Einstein).

-“O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as Leis”. (Platão)

-“Se ages contra a Justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha”.  (M. Gandhi)

-“Se o homem falhar em conciliar a justiça e a liberdade, então falha em tudo”. (Albert Camus)

-“Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando, chamamos de caráter.” (Oscar Wilde)

-“A moral não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)

-“Faz o que for justo. O resto virá por si só...” (Goethe)

- “O amor encerra uma determinante instintiva: ele é qualidade e atividade do homem, e quando ele usa a linguagem religiosa, definindo Deus, ele diz “Amor”. O perigo é grande de confundir o amor que move o homem com a ação divina. ”(anônimo)

-“Ninguém jamais viu Deus. Mas, se nós nos amamos uns aos outros, Deus vive em nós” (Epístola de São João – 1,4,12) –

Quando São João não conseguia mais pregar ele se limitava   a recomendar- ‘amai-vos uns aos outros’.