quinta-feira, 22 de novembro de 2012

RESERVAS INDÍGENAS - A MISTIFICAÇÃO


Você já teve a oportunidade de conviver com um nativo, mesmo que em contato rápido? Cada pessoa, de acordo com suas tradições culturais tem cristalizado em si certos comportamentos que podem parecer estranhos por serem diferentes em relação ao comportamento de outros grupos sociais – uns considerados mais adiantados culturalmente ou não. Pudemos constatar pessoalmente essas diferenças tanto em relação aos nativos da terra, como em relação a outros povos - asiáticos, europeus e africanos. Todos têm suas peculiaridades. Porém, isso não quer dizer que não tenham condições intelectivas de aprendizado dos usos e costumes uns dos outros. Qual a estrutura de personalidade de um habitante das selvas? Sua identidade com a natureza, naturalmente é por tradição muito  maior do que um citadino civilizado e parecerá um peixe fora d’água num ambiente ‘civilizado’. Eles viveram por séculos uma cultura que inclui a ideia de coletividade superior ao que qualquer civilizado possa realizar; a simplicidade de vida a que estiveram condicionados não exclui a capacidade de aprendizado no uso de modernidades dos costumes dos brancos. As reservas indígenas podem parecer uma solução para preservar usos e costumes de culturas tão diferentes. Na verdade elas são uma invenção econômica que nada tem a ver com a verdadeira preservação do patrimônio desses povos; temos muito a aprender com eles em termos de educação – não estou falando de instrução sistematizada de nossas escolas. Estou falando de conceitos de família, religião, moral, economia, direito, do uso dos conhecimentos de ciência natural, respeito para com o meio ambiente, etc.
Mistificar o tema é o que se tem feito distorcendo o significado da simplicidade desses povos em confronto com a estrutura de trabalho e produção consumista dos grandes centros urbanos. Se amanhã houver o tão propalado apocalipse com um apagão geral, o nativo sobreviverá. Já quem quer lhes ditar regras, não. O fato de ele ser inserido na sociedade ‘civilizada’ não significa que ele tenha que necessariamente perder sua identidade cultural. Aprendemos o que é aculturação. É isso que estão negando ao indígena quando lhe outorgam reservas isolando-o da oportunidade de assimilar conceitos e formas de vivenciar experiências novas nas trocas naturais que sempre ocorreram entre todos os povos em todas as épocas.
Não existe o ‘bom selvagem’. Existem seres humanos que tem sentimentos, inteligência, necessidades, virtudes e defeitos como todos os outros representantes da espécie humana.
Os antropólogos mistificadores têm ainda muito a aprender.
Mensagem: “... creio não estarmos discutindo apenas com o fito de fazer prevalecer a minha ou a sua opinião, mas, sim com o intuito de descobrir a Verdade”. (Sócrates).