terça-feira, 13 de novembro de 2012

DO 'FRAPPÉ' AOS SUCOS DA MODA DOS ANOS 80/90


Nos anos 50/60 ‘frappé’ fazia sucesso entre jovens de família com bons costumes. Consistia numa bebida batida no liquidificar –1  copo de leite gelado e 1 ou 2 bolas de sorvete de morango, de coco, ou de baunilha.
Nos anos 80/90, com a onda naturista alternativa iniciada nos anos 70, os sucos de frutas e de legumes começaram a ganhar adeptos como forma de melhorar os hábitos alimentares, e inclusive como tratamentos alternativos. Os benefícios se traduziam numa forma de ingerir frutas e vegetais crus concentrados numa única refeição. Entre os inconvenientes estava o desperdício de parte da polpa e das fibras, que aos poucos foram sendo reutilizados em sopas, bolinhos, bolos, etc. O processo é simples facilitando fazer uma alimentação rápida, rica em variedade de vitaminas, sais minerais, proteína, cálcio... Esse hábito contribuiu para incrementar o consumo de um maior volume de frutos e de vegetais crus como parte da alimentação diária que em geral era predominantemente  de carnes, massas e grãos.
Manuais naturistas e de nutricionistas alternativos passaram a divulgar receitas com combinações de uma ou mais frutas, ou de legumes com indicações específicas de tratamentos, como por exemplo, contra enjoo  gripes e resfriados, tratamento de ulceras e gastrite, fazer limpeza intestinal, combater obesidade, entre outras indicações. Houve naturalmente exageros com pessoas radicalizando e usando de tudo, entendendo que desde que fosse transformado em suco era natural (!)
O uso de sucos e saladas cruas enriquece o cardápio e devem ser utilizados logo que são preparados de preferência alguns minutos antes do consumo dos outros alimentos cozidos.
A sabedoria antiga recomenda que é preciso saber dosar o que se ingere. Ou seja, recomenda que se deva deixar um pequeno espaço vazio no estômago, evitando a dilatação do mesmo. Não é a quantidade, mas a qualidade do alimento o que importa.
Atualmente com tantas bebidas industrializadas e energéticos, as novas gerações estão perdendo em   qualidade de vida, pois a excitação provocada por esses produtos faz com que percam a capacidade de sentir o verdadeiro sabor dos alimentos. Daí para cair nos vícios das drogas é um passo.
Sugestão de sucos: 1- Rico em vitamina C (1kiwi,1 manga,1 fatia de melão, ½ xic. – de morangos); 2- Reforço de vitamina B – (1 laranja, 1 cenoura média, 1 xic.- de couve cortada;1porção de salsa).; 3- Cálcio (1 xic. – de brócolis, 2 folhas de couve, 1 cenoura média, ½ maçã).
Nota – usar ao natural sem qualquer espécie de adoçante. Caso deseje adoçar um suco use mel (1 colher das de sopa rasa).