segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ENEM - PROVA DE REDAÇÃO: "O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI"



Com um ensino público que não oferece um mínimo de conhecimentos das diferentes áreas curriculares, um tema de redação como o apresentado na prova do ENEM só pode ter saído da cabeça de deslumbrados doutores da república petista.
Para começo de conversa o século XXI apenas começou. “O movimento  imigratório para o Brasil no século XXI” ainda não reflete nenhuma tendência. Os alunos tiveram três textos de referência: 1- a imigração para o Brasil no século XIX e começo do século XX e de sua importância na formação do país; 2- a chegada dos haitianos ao Acre; 3- os bolivianos clandestinos que trabalham em oficinas de costura em São Paulo. Ao formular a proposta, pede-se que o aluno trate do tema “formulando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos”. Assim, exige-se do aluno, que além de defender e sustentar com argumentos uma tese inventada, ainda se comporte como formulador de políticas públicas ou um verdadeiro especialista em populações, que, diga-se de passagem, item em que o governo se tem mostrado incompetente.
A mistura de temas como os fluxos migratórios dos bolivianos que entram clandestinamente para realizar trabalho escravo nas oficinas de costura de imigrantes coreanos (!) nada tem a ver com a imigração que veio substituir a mão de obra escrava dos cafezais paulistas (séc. XIX – XX) e que tinham amplo apoio e incentivo oficial. Aliás, o governo atual sabe desses fluxos migratórios bolivianos e haitianos, mas não sabe o que fazer com eles. Alunos que mal conhecem a língua pátria convidados a opinar sobre problemas humanitários são presas fáceis da falácia do politicamente correto e consequentemente emitirão respostas que os deixarão bem com o sistema. Quem tiver opinião própria que contrarie a banca, esse naturalmente corre o risco de ser desclassificado.
Geografia humana é uma disciplina complexa que exige ampla formação para entender causas e consequências, por exemplo, no caso dos movimentos migratórios sejam internos ou entre países. Os alunos nesta fase de vestibular não tem obrigação ainda de ter essa visão múltipla do problema social, econômico, político, etc., que envolve todo o qualquer deslocamento de populações.
Ouvimos alguns alunos dizendo que tiveram que inventar assunto para preencher as trinta linhas exigidas na redação. Certamente virão a público algumas preciosidades. Aguardemos.