Com um ensino
público que não oferece um mínimo de conhecimentos das diferentes áreas
curriculares, um tema de redação como o apresentado na prova do ENEM só pode
ter saído da cabeça de deslumbrados doutores da república petista.
Para começo de
conversa o século XXI apenas começou. “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI” ainda
não reflete nenhuma tendência. Os alunos tiveram três textos de referência: 1-
a imigração para o Brasil no século XIX e começo do século XX e de sua
importância na formação do país; 2- a chegada dos haitianos ao Acre; 3- os
bolivianos clandestinos que trabalham em oficinas de costura em São Paulo. Ao formular a proposta, pede-se que o aluno
trate do tema “formulando proposta de
intervenção que respeite os direitos humanos”. Assim, exige-se do aluno,
que além de defender e sustentar com argumentos uma tese inventada, ainda se
comporte como formulador de políticas públicas ou um verdadeiro especialista em
populações, que, diga-se de passagem, item em que o governo se tem mostrado
incompetente.
A mistura de temas como
os fluxos migratórios dos bolivianos que entram clandestinamente para realizar
trabalho escravo nas oficinas de costura de imigrantes coreanos (!) nada tem a
ver com a imigração que veio substituir a mão de obra escrava dos cafezais
paulistas (séc. XIX – XX) e que tinham amplo apoio e incentivo oficial. Aliás,
o governo atual sabe desses fluxos migratórios bolivianos e haitianos, mas não
sabe o que fazer com eles. Alunos que mal conhecem a língua pátria convidados a
opinar sobre problemas humanitários são presas fáceis da falácia do politicamente
correto e consequentemente emitirão respostas que os deixarão bem com o
sistema. Quem tiver opinião própria que contrarie a banca, esse naturalmente corre
o risco de ser desclassificado.
Geografia humana é uma
disciplina complexa que exige ampla formação para entender causas e consequências,
por exemplo, no caso dos movimentos migratórios sejam internos ou entre países.
Os alunos nesta fase de vestibular não tem obrigação ainda de ter essa visão múltipla
do problema social, econômico, político, etc., que envolve todo o qualquer
deslocamento de populações.
Ouvimos alguns
alunos dizendo que tiveram que inventar assunto para preencher as trinta linhas
exigidas na redação. Certamente virão a público algumas preciosidades.
Aguardemos.