segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ORIGEM E SIMBOLOGIA DA BANDEIRA NACIONAL


 – Você já sabe que Bandeira é um distintivo que representa a Nação e que é confeccionada em tecido em cores, sendo que algumas contêm legendas, como a nossa Bandeira Brasileira – “Ordem e Progresso”.
Cada Bandeira tem sua mensagem ou uma linguagem própria, em geral traduzida em suas cores, forma e legendas.
- As cores adotadas para a Bandeira Brasileira foram:  verde primavera,  amarelo-ouro, o azul celeste e o branco. A cor VERDE foi escolhida por D. Pedro I, que desejou estender ao Brasil a cor de sua Casa Real de Bragança, isso quando da confecção da Bandeira do Brasil - Império, e que foi conservada na nova Bandeira Nacional.
A cor AMARELA também foi de sua escolha, por ser a cor simbólica da dinastia de Habsburgo da Áustria, a dinastia da Arquiduquesa Da. Maria Leopoldina e 1ª Imperatriz do Brasil. A cor AZUL e a BRANCA foram adotadas em razão de nossa filiação histórica a Portugal, pois eram as cores da bandeira portuguesa ao tempo de Afonso Henriques e adotadas desde a fundação do Ducado Portucalense em fins do século XI. Porém, com o tempo convencionou-se que o verde representa as matas brasileiras, o amarelo as riquezas, o azul o céu e o branco os rios.
 AS ESTRELAS representam as unidades da Federação e o Distrito Federal. Algumas têm um destaque especial para simbolizar determinados detalhes, como: 1- a estrela “Prócion” faz parte de hemisfério norte, apesar de estar abaixo da faixa branca ela representa o estado do Amazonas, indicando que o Brasil tem terras nos dois hemisférios; 2- A estrela “Espiga” da Constelação da Virgem, situada abaixo da linha do Equador e abaixo da eclíptica, foi colocada acima da faixa branca para figurar toda a Constelação que abrange os dois hemisférios (norte e sul); ela representa o Estado do Pará. 3- a estrela “Sigma”, do Oitante, é considerada a estrela Polar; ela representa o Distrito Federal, pois para ele convergem todos os Estados brasileiros, como os meridianos convergem para os pólos. O DF é considerado o ‘pólo político’ da Nação.
As Constelações que figuram na Bandeira correspondem ao aspecto do céu da cidade do Rio de Janeiro às 8,30h do dia 15 de Novembro de 1889 (art. 3º LF 5443 DE 28/05/68), hora aproximada da Proclamação da República, que segundo alguns ocorreu às 9,30h.
As estrelas são em número, distâncias e tamanhos relativos, para simbolizar os Estados Brasileiros e o Distrito Federal.
A combinação da esfera azul e da faixa branca representa um símbolo tradicional: o da soberania que ascende ao tempo do Império Romano. Em nossa Bandeira, entretanto, recorda a esfera armilar conferida por D. João II ao Príncipe D. Manuel como “providencial augúrio” dos grandes feitos marítimos ocorridos em seu reinado, com a descoberta do Brasil e que figurou também nas Bandeiras Brasil Principado, Brasil Reino e Brasil Império. A faixa branca simboliza o Zodíaco, que é a zona da esfera celeste onde se movem o Sol e os Planetas e cujas bases são circunferências paralelas à eclíptica. Esta faixa na verdade não representa, na proporção matemática o Zodíaco, pois a Bandeira é um Símbolo.
O primeiro desenho colorido foi executado pelo pintor Décio Vilares.
O Decreto aprovando a Bandeira foi lavrado às últimas horas do dia 19 de Novembro de 1889, sob nº4. O projeto, em sua fase final, fora apresentado a Rui Barbosa, colaborador de Governo Provisório, que exclamou ao vê-lo: “é a mais bela bandeira do mundo!”
Nota - A expressão “ORDEM E PROGRESSO” – foi colocada na Bandeira por influência de uma legenda positivista. O lema completo do fundador do Positivismo, Augusto Comte, é: “O Amor por Princípio, a Ordem por Base e o Progresso como Fim.”