quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BRASIL - 123 ANOS DE REPÚBLICA - 'LIBERDADE, LIBERDADE...'


Dizem que o mundo dá as voltas que tem que dar. Nem uma mais, nem uma a menos. A condenação dos mensaleiros pelo STJ traz o sabor de uma nova era na vida política do país.  Um dos efeitos imediatos foi a reação dos condenados que admitiram estar envolvidos em um projeto de poder do partido que representam, e o outro foi a declaração do Ministro da Justiça ante a constatação do estado de calamidade do sistema prisional brasileiro. Os caminhos estão a se cruzar.  Os condenados, de colarinho engomado acostumados com palácios e conforto terão que partilhar cadeias superlotadas com outros delinquentes – ‘povo’...
A fala do Ministro da Justiça em exercício – José Eduardo Cardozo – de que preferia morrer a ir passar alguns anos numa cadeia brasileira teve uma conotação estranha. Porque só agora, um ministro de um governo (PT) que está há dez anos consecutivos no poder  Federal, descobriu a situação calamitosa em que vivem os presos? Que eu saiba, o governo Federal é o principal responsável pela segurança e bem estar de todos os cidadãos, inclusive os que por um motivo ou outro precisam ser isolados da sociedade temporariamente. Se está como está, ele e o governo federal  também tem sua cota de responsabilidade. Para salvaguardar as aparências já acenaram com a construção de mais 60 unidades (!)
Esse fato, em paralelo com a violência reinante em algumas grandes cidades – e não é de hoje – expõe a característica da ‘revolução permanente’  defendida e praticada  por grupos anti-sociais e anti-democráticos que querem dominar pela força.
Hoje, data comemorativa da Proclamação da República, a qual teve início a partir de uma quartelada comandada por oficiais descontentes, não deixa de ser significativa. A desordem e a violência atuais devem servir de alerta aos responsáveis pela segurança do país. O desrespeito às Leis está ultrapassando os limites do razoável.
É preciso rever o modelo político partidário. Reformular o que hoje está deturpado em termos de República e Democracia. Isolar de vez os maus brasileiros que não sabem o que é a verdadeira Democracia: - Verdade em tudo, clareza e respeito mútuo.
Aproveito para lembrar que entre as personalidades mais votadas  na eleição do ‘maior brasileiro de todos os tempos’, a Princesa Isabel foi uma delas. Não vamos defender aqui a volta à Monarquia. Porém, queremos lembrar que são os feitos das pessoas o que realmente valem. Ela deixou sua marca.
- ‘Liberdade, liberdade... Abre as asas sobre nós... ’ – que todos os cidadãos possam viver e circular livremente sem medo de serem vítimas da violência insana a que se chegou no país.