quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LEITURA DO MUNDO - ONTEM E HOJE


O tempo do ‘frappé’ e do ‘Cuba Libre’ aquela bebida incrementada das festinhas da juventude da época ficou para trás. Era um mundo que tinha um ritmo tranquilo; dava tempo para tudo. Jornal comprava-se no jornaleiro. Telefone? - era uma aventura conseguir uma ligação na primeira tentativa – através de telefonista. Correio funcionava. Havia o serviço de telégrafo para comunicações urgentes. Viajava-se de trem. As pessoas se visitavam, iam à Igreja, participavam da vida na comunidade. Jogavam fora conversa sentados nas calçadas e nas praças enquanto as crianças brincavam e os jovens e adolescentes paqueravam.  Televisão não existia. Cinema? – Havia! E era possível escolher o que se queria ver: comédias, filme policial, de bandido e mocinho, suspense, lindos temas românticos ou históricos, e ainda os filmes de guerra e até de terror.
Tudo mudou. E como! Hoje temos televisão que, apesar da presteza do serviço de controle remoto, o noticiário e as reportagens exibidas nos brindam com uma enxurrada de notícias tenebrosas; o risco menor por enquanto é o de ficarmos apenas estressados; com tanta tecnologia  moderna dá para temer que o virtual passe a real e comece a se materializar na nossa sala. É espantosa a irresponsabilidade como são feitas e divulgadas acusações de forma orquestrada visando atingir desafetos além da manipulação e distorção do que foi dito. A tônica do jornalismo atual ao dar destaque às notícias de terrorismo, homicídios, e toda forma de violência nos apresenta uma leitura do mundo do mal com verdadeiros requintes de contos de terror ao vivo e a cores. Será que é só isso que vai pelo mundo? É claro que não. Só não noticiam com o mesmo empenho.
Não deixa de ser preocupante que cenas que atingem todos os públicos estejam sendo divulgadas com prioridade nos noticiários em qualquer horário. Um exemplo recente foi a exibição em tempo real de um ataque de mísseis interceptado no conflito entre israelenses e palestinos da faixa de Gaza enquanto populares assistiam e comentavam,  e, um jovem sendo questionado por um jornalista sobre a correria rumo a abrigos antiaéreos e o alerta das sirenes, respondeu: - ‘a gente acostuma, sempre se acostuma’...
Palavra que eu não pretendo me acostumar com essa vida. Há muitas coisas boas e bonitas neste modesto planeta que podem e devem ser  mostradas. Essa insistência em mostrar o lado obscuro ajuda quem? Certamente está ajudando ao comércio de armas da babilônia surrealista criada por mentes insensíveis, que, qual viciadas em drogas, bebidas, prostituição, jogo, se deliciam com imagens chocantes de violência que exibem à exaustão. O jornalismo se vale de algumas palavras cativas como ‘suposto’ e ‘supostamente’  parecendo ser imparciais; o que causa espécie é saber que jornalistas se prestam a representar papel tão deprimente de ‘mensageiros do apocalipse’... Tudo para satisfazer personalidades neuróticas e vingativas de pessoas que tem por objetivo dominar, humilhar, intimidar, destruir o suposto adversário por eles imaginado.
Apesar de tudo, ‘O mundo tem jeito, mas só é possível ajudar quem quer ser ajudado’.