domingo, 29 de abril de 2012

VERDADES ALTERNATIVAS E O ALINHAMENTO COM O PODER

 

O jornalismo brasileiro, ao contrário do praticado em outros países, limita-se a divulgar o que é de interesse público, deixando de lado a vida privada dos políticos envolvidos. Ao separar o joio do trigo – comportamental – o que é público é divulgado, e o que é particular e seria divulgado por uma imprensa sensacionalista, é ignorado.

Já é suficiente o rol de escândalos, corrupção, roubalheira, desvio de verbas, mensalões, etc., para manter a imprensa nacional ocupada.

A vida privada das orgias e folguedos no mundo da degradação moral incluindo sexo, drogas e bebedeiras se fossem objeto da imprensa, a exemplo do que ocorre em outros países (EUA, Inglaterra, Itália, etc.) talvez modificasse muita coisa neste país da impunidade.

O pânico que se estabeleceria seria suficiente para limitar a ação dos que hoje aparecem como impolutos. Algumas gravações e fotos que vem sendo divulgados pela mídia, onde governantes e empresários, seus amigos, aparecem, são uma pequena amostra do que seria interessante que o público carente de obras de infra-estrutura soubesse, pois eles estão gastando dinheiro público.

Só uma reforma política que envolva ficha limpa de verdade, e, onde os mandatários exerçam o poder com menos regalias que eles mesmos determinam com o uso de verbas públicas é que pode mudar esse estado calamitoso a que se chegou.

O alinhamento com o poder por parte de empresários que se beneficiam de amizades para conseguir vencer licitações públicas é desmoralizante e uma vergonha.

O nó górdio que se estabeleceu na coisa pública brasileira precisa ser desfeito. E, se, a exemplo do histórico nó górdio, precisar ser cortado de um só golpe de espada, que seja. Continuar com meias verdades, mantendo a nação em suspense e dominada pelo discurso do politicamente correto, só faz agravar a situação.

Os vazamentos de processos e investigações, como vem sendo feitos no atual caso de corrupção que envolve políticos de vários partidos,  empresários, obras do governo (PAC) explicam de como e porque as obras não saem do papel, a educação pública é de um nível lastimável, a saúde está mal, os transportes, as comunicações estão completamente deteriorados, as cidades pedem socorro pois não dá para atender à população e à demanda crescente por serviços, a violência só aumenta e se espalha pelo país...

Enquanto a meia verdade propagada não der lugar a Verdade por inteiro, à Clareza e ao respeito pelas Leis, a Nação corre o risco de naufragar no lamaçal que se estabeleceu por falta de limites.

Não defendemos que a vida particular de cada um seja exposta; mas para tudo há um limite. Fechar os olhos a tudo é contraproducente em se tratando de coisa pública.

Sempre vale  tentar o  mundo melhorar. Mesmo que muitos nós górdios seja preciso cortar.