sexta-feira, 6 de abril de 2012

DA CONSOLAÇÃO INTERIOR - IMITAÇÃO DE CRISTO

 

'Que não se devem tomar a peito as coisas exteriores'.

 

Hoje é Sexta Feira Santa, importante data da liturgia Cristã. Aproveitamos para transcrever pequeno trecho do livro Imitação de Cristo de autoria de Tomás De Kempis. Não é um livro de oração; é um livro de meditação bastante antigo.

O texto original data de 1441, mas seu conteúdo  contém reflexões profundas que continuam atuais e muito pertinentes.

 

Da Consolação Interior:

1-     Jesus: Filho convém fazeres-te ignorante em muitas coisas, e respeitares-te como que morto sobre a terra, para que todo o mundo te esteja crucificado. Importa também que te faças de surdo a muitas coisas, cuidando antes do que serve à tua paz. Mais útil desviares os olhos do que não te agrada e deixares a cada um seu parecer, do que entrares em discussões. Se estiveres bem com Deus, e considerares seus juízos, não te será tão custoso dares-te por vencido.

 

2-     Alma: Ah! Senhor, a que chegamos? Eis que choramos uma perda temporária, trabalhamos e corremos para ganhar mesquinho lucro; mas do dano espiritual nos esquecemos e mal nos lembramos, ou tarde. Olha-se muito pelo que pouco ou nada vale, e não se faz caso do que é sumamente necessário, porque o homem inteiramente se entrega às coisas exteriores, e, se prontamente não se recolher, nelas descansa com prazer.

 

(Imitação de Cristo – Tradução de Frei Tomás Borgmeia, O. F. M. – 3º Livro – Da Consolação Interior – cap. 44 – pág. 176 –  XII Edição - Ed. Vozes – 1959).