quarta-feira, 11 de abril de 2012

A ESPADA DE DÂMOCLES (FÁBULA) - O PODER FASCINA!

 

Conta a história que um jovem plebeu ambicionava ser Rei. Em sua imaginação fantasiava a vida de riqueza e luxo em que o Rei e sua corte viviam, e dizia:

- Gostaria de ser Rei. Nem que seja só por um dia.

Ao saber do sonho do jovem, o Rei resolveu satisfazê-lo. Mandou chamar o pretensioso, e, assim que chegou, encarregou seus criados de paramentá-lo, colocar a coroa em sua cabeça e o cetro na mão. Levou-o até o trono e mandou que sentasse. Ordenou-lhe que atendesse aos súditos que aguardavam audiência com o Rei. 

O jovem plebeu primeiro estranhou o peso das roupas e o desconforto do trono. Mas agora ele era o Rei e tinha que se comportar como tal.  E lá ficou ele o dia todo atendendo, ouvindo queixas e tentando resolver pendências além de ter que tomar decisões importantes que só um Rei pode tomar.

No fim do dia o Rei apareceu para saber do jovem o que achara da experiência. O jovem respondeu:

- Difícil, majestade! O bom mesmo é a sensação de poder que ninguém pode contestar mesmo que o Rei esteja errado. 

O rei disse:

- Olhe para o alto, meu jovem. 

O jovem olhou e  percebeu, assustado,  que estivera o tempo todo com uma pontuda espada de aço presa apenas por um fio de seda, mais fino que teia de aranha, bem acima de sua cabeça.

O rei disse:

- Para o Rei o primeiro erro grave, será o último.

Moral – Todo poder tem sua responsabilidade e, quem assume a responsabilidade que o poder exige, deve arcar com as consequências de seus atos.

Os tempos mudam. Os homens comuns ambicionam o poder que fascina. Querem ter os direitos de um Rei. Esquecem e ignoram que a espada da justiça está mais próxima e será mais pesada para quem abusa do poder.

A lição desta pequena Fábula vale para todos os políticos atuais que se julgam e se comportam como se Reis fossem e não tivessem que prestar contas nunca.

Aprenderão eles a lição?