Pelo panorama que se desenha, teremos que ter muito otimismo e força de vontade para enfrentar mudanças drásticas que mais dia menos dia ocorrerão mesmo à revelia. Faz parte do destino dos povos e das nações. A História da Civilização está repleta de exemplos.
Procuramos ser otimista apesar das nuvens que se avizinham. A resistência de certos grupos em relação aos princípios de boa convivência social, e que insistem em caminhar na direção oposta do que pregam não nos deixa dúvidas de que vivemos momentos que antecedem fatos que marcarão este período de nossa história mais uma vez de forma drástica.
Hoje é uma data histórica. Não vamos contar o que ocorreu naquela época. Todos sabem e a entendem pela sua medida. Creio que é hora de refletir sobre a vida, sobre os anseios, sobre as verdades, sobre o futuro que realmente podemos construir sem fantasias.
Tudo passa pela sabedoria de como agir.
Sempre é bom lembrar ensinamentos que nunca perdem a validade.
Lembretes para reflexão:
- "Ensina a criança no caminho em que deve andar; e ainda quando for velho não se desviará dele". (Prov. 22-6)
- "As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstancias de que precisam e, quando não encontram, dão um jeito de criá-las". (Bernard Shaw)
- "Não há substituto para o trabalho duro. Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração". (Thomas Edison)
- "O mais importante não é o que fizeram de nós, mas o que nós fazemos com o que fizeram de nós". (Jean Paul Sartre)
- "Nenhuma vida é mais trágica do que a do indivíduo que acalenta um sonho, sempre desejando e esperando, mas nunca dando chance a si própria para alcançá-lo". (Richard Devos)
- "Se você tem sucesso nas suas realizações, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos. Tenha sucesso assim mesmo". (Madre Tereza de Calcutá).
- "É perigoso fazer ver demais ao homem quanto ele é igual aos animais, sem lhe mostrar a sua grandeza. É ainda perigoso fazer-lhe ver demais a sua grandeza sem a sua baixeza. É ainda mais perigoso deixá-lo ignorar uma e outra. Mas é muito vantajoso representar-lhe ambas". (Pascal).