sábado, 21 de abril de 2012

LEMBRETES PARA TEMPOS DE REFLEXÃO

Pelo panorama que se desenha, teremos que ter muito otimismo e força de vontade para enfrentar mudanças drásticas que mais dia menos dia ocorrerão mesmo à revelia. Faz parte do destino dos povos e das nações. A História da Civilização está repleta de exemplos.

Procuramos ser otimista apesar das nuvens que se avizinham. A resistência de certos grupos em relação aos princípios de boa convivência social, e que insistem em caminhar na direção oposta do que pregam não nos deixa dúvidas de que vivemos momentos que antecedem fatos que marcarão este período de nossa história – mais uma vez de forma drástica.

Hoje é uma data histórica. Não vamos contar o que ocorreu naquela época. Todos sabem e a entendem pela sua medida. Creio que é hora de refletir sobre a vida, sobre os anseios, sobre as verdades, sobre o futuro que realmente podemos construir – sem fantasias.

Tudo passa pela sabedoria de como agir.

Sempre é bom lembrar ensinamentos que nunca perdem a validade.
Lembretes para reflexão:

- "Ensina a criança no caminho em que deve andar; e ainda quando for velho não se desviará dele". (Prov. 22-6)

- "As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstancias de que precisam e, quando não encontram, dão um jeito de criá-las". (Bernard Shaw)

- "Não há substituto para o trabalho duro. Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração". (Thomas Edison)

- "O mais importante não é o que fizeram de nós, mas o que nós fazemos com o que fizeram de nós". (Jean Paul Sartre)

- "Nenhuma vida é mais trágica do que a do indivíduo que acalenta um sonho, sempre desejando e esperando, mas nunca dando chance a si própria para alcançá-lo". (Richard Devos)

- "Se você tem sucesso nas suas realizações, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos. Tenha sucesso assim mesmo". (Madre Tereza de Calcutá).

- "É perigoso fazer ver demais ao homem quanto ele é igual aos animais, sem lhe mostrar a sua grandeza. É ainda perigoso fazer-lhe ver demais a sua grandeza sem a sua baixeza. É ainda mais perigoso deixá-lo ignorar uma e outra. Mas é muito vantajoso representar-lhe ambas". (Pascal).