quarta-feira, 4 de abril de 2012

SEMANA SANTA - MOMENTO DE REFLEXÃO

A Semana Santa - tradição cristã – convida a uma reflexão. Vaidades e orgulho não servem a ninguém. A humildade em reconhecer nossas limitações humanas é um dom a ser cultivado. Muitos acreditam que a grande busca do ser humano é a felicidade. Na realidade o verdadeiro objetivo de uma vida deve ser a experiência contínua do espírito em paz e harmonia consigo e com o mundo. Cada momento de aprendizado deve refletir-se na gratidão por cada conquista alcançada.

Todos temos defeitos. Velhas feridas e decepções são difíceis de superar. Devemos considerar cada experiência vivida como momentos que abrem portas para novas possibilidades, e assim, superar as frustrações, evitando conseqüências imprevisíveis – incluindo doenças e muitos males físicos e psíquicos.  Essas manifestações representam sinais de alerta para que a pessoa reveja modos de conduta. Quantas filas de hospitais seriam eliminadas se tivéssemos o cuidado de não nos agredir com condutas incompatíveis com a nossa condição humana.

A chave que abrirá todas as portas, inclusive a que leva à paz interior está a ao alcance de quem quiser usufruir da graça divina. Quando nos deixamos levar pela correnteza da vida, o destino se encarrega de  dar o puxão de orelhas merecido.

Semana Santa. Não importa as interpretações intelectualizadas sobre as verdades históricas do que ela representa para os verdadeiros cristãos. Importa, sim, que não tenha sido em vão a lição deixada por todos os atores que viveram aquele momento.

A Era Cristã representou uma conquista para a humanidade. Teve início com o nascimento do menino Jesus, continuou através de seus ensinamentos, passou pelas provações e culminou com a Ressurreição! Na caminhada, muitas alegrias, confraternizações, provações de toda espécie inerentes à vida. A caminhada de cada um também passa por todas essas fases.

Que a Semana Santa seja de reflexão e revisão de atitudes, muitas vezes impensadas, mas que refletem o caráter e a índole de cada um. Condenar pelas aparências, julgar pela medida própria, impor ideologias contrárias ao espírito, excluir o outro por pensar diferente, agredir com palavras seus semelhantes sem ouvir as razões, atribuir-se direitos em nome de uma pseudo liberdade, mesmo que isso contrarie os direitos do próximo, são algumas atitudes, entre muitas outras praticadas no dia a dia, que devem ser revistas com humildade e boa vontade para que realmente a tão desejada paz seja alcançada por todos.  

A fé remove montanhas.

Paz a todos os homens de boa vontade!