domingo, 8 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA - RUMO À LUZ!

 É Pácoa! É tempo de festa. Festa da Ressurreição.

A Páscoa para os Cristãos celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.

Este ano o Pessach judaico coincide com a Páscoa Cristã, período em que comemoram a passagem da escravidão para a liberdade, para uma vida nova.

A palavra 'páscoa' significa passagem. Estamos de passagem para mais uma etapa de nossa caminhada após uma pausa para reflexão e revisão de condutas, de exame de consciência, de novos propósitos e objetivos em busca da paz interior. Mesmo sabendo que haverá novos tropeços, novas batalhas a vencer e muito aprendizado é tempo de renovar o alento e prosseguir, pois naturalmente também haverá novas conquistas e vitórias nos aguardando.

Simbolicamente é o renascer para uma nova vida que se traduz em uma nova oportunidade que nos é dada. A festa comemorativa é costume muito antigo; já ocorria em países do continente europeu onde as tradições culturais estavam ligadas às festividades da fertilidade e da renovação da vida. Incluíam rituais pagãos aos deuses mitológicos nórdicos e germânicos numa celebração da primavera (no Hemisfério Norte). Usavam a lebre e os ovos coloridos para presentear os amigos. Ovos e lebres / coelhos são os símbolos da passagem para um período de renovação da vida.

A sagração da natureza representada na fertilidade e no desabrochar da vida tem muito a ver com o simbolismo religioso Cristão da Ressurreição, pois o respeito por toda forma de vida e o que ela significa deve ser o principal objeto de comemoração, numa reverência e homenagem de cada um para consigo e para com seus semelhantes.

Que os Ovos de Páscoa e os Coelhinhos do mundo moderno, ao deixar suas marcas no chão abram suas mentes para as belezas da vida que renasce após um período de descanso, e, que num belo dia de luz e alegria vai reaparecer com toda força e vitalidade que só a mágica do sopro divino é capaz de produzir. Pode ser numa simples florzinha  à beira de um caminho pedregoso, mas pode ser também  aquele  novo ser sorrindo para você a lhe estender os bracinhos, no berço.

O Eterno Renascer está dentro de cada um. Dê uma chance à vida que ela lhe responderá com uma alegre sinfonia de luz e cores que pintor algum será capaz de imitar por  pertencer a outras esferas.

FELIZ PÁSCOA!