segunda-feira, 30 de abril de 2012

IBGE QUER SABER: - VOCÊ É FELIZ?

 

Felicidade – qualidade ou estado de feliz. Feliz – ditoso, afortunado, venturoso, alegre, satisfeito, contente...

Não sei se é o caso para felicitar a iniciativa, pois ser feliz é muito subjetivo por depender dos anseios de cada um em particular. Por exemplo: Temos os felizardos políticos corruptos que se liberaram de qualquer compromisso ético e moral. Para eles, a felicidade certamente é continuar se reelegendo e impunes, determinando seus vencimentos e usando o tempo para gastar o dinheiro público sem ter que prestar contas; e, naturalmente fazendo a alegria (felicidade) da corte de assessores que os acompanham felizes da vida... Na contramão, naturalmente, para eles será uma infelicidade serem apanhados em grampos da PF e denunciados pelo jornalismo investigativo livre.

Da mesma forma, para quem vive das benesses distribuídas pelo governo, é continuar na sombra e água fresca, enquanto que quem trabalha e arca com os impostos que alimentam os cofres públicos não pode estar nem um pouco satisfeito com a roubalheira que cada dia só aumenta – aliás, caminhamos para uma cleptocracia!

Muitos são os exemplos que poderiam ser citados. A reportagem que trouxe à baila a notícia sobre os objetivos de tal pesquisa para medir o índice de felicidade dos brasileiros, diz que seria para criar novas propostas de políticas públicas; foram citados alguns exemplos de sociedades felizes. A Noruega e o Canadá, por exemplo, anualmente dividem os lucros da exploração dos recursos naturais (petróleo e carvão) entre todos os cidadãos; não importa seu nível ou classe social. Todos, anualmente, têm depositado em sua conta bancária a quota a que tem direito.

Já no Brasil...

Alguém sabe o valor dos recursos naturais explorados pela Petrobrás e para onde vai o lucro? Já deu bate boca e choro por parte de governadores que não querem abrir mão do royalty que recebem por serem estados produtores, nem dividir os futuros lucros do pré-sal ainda lá no fundo do mar! O pior é que o lucro da exploração petrolífera no país, some e não chegam em  benefícios para os moradores que continuam na pobreza total.

Certamente haverá uma grade de prioridades na pesquisa que pretendem fazer. O Brasil é muito grande territorialmente. É uma Nação multicultural e as diferenças regionais são imensas. O que pode ser objeto de desejo para um cidadão se sentir feliz lá na Amazônia nada terá a ver com o que um morador de cidade grande do sudeste idealiza para se sentir feliz.

Certamente o novo tema acabará sendo politizado e passaremos a ouvir frases pomposas acompanhadas de efeitos especiais, talvez já na próxima campanha eleitoral que se avizinha.

A fé que gera esperança e alimenta a alma sedenta por um mundo de paz e harmonia é que é a verdadeira promotora da felicidade, aquela que dinheiro algum compra.

Feliz é aquele que é bom, sabe tirar coisas boas do seu tesouro particular, e que multiplica por mil as riquezas que enobrecem as pessoas  e melhoram o mundo.

Boa sorte e muita Felicidade para todos.