domingo, 15 de abril de 2012

A ARTE DE SE COMUNICAR

 

- Quantas línguas você fala? – é um dos requisitos do currículo para disputar certos postos de trabalho no mundo moderno.

Poucos conhecem a própria língua pátria – para nós o português brasileiro – que, realmente é cheia de truques e de armadilhas. Dizem que o português (de Portugal) era usado como código secreto durante a segunda guerra mundial.

 Atualmente, muitos tropeçam, especialmente quando querem traduzir alguma expressão de outro idioma, e, aí ocorrem os erros que podem gerar mal entendidos como o que ocorreu recentemente com a expressão francesa do 'dar-se um pontapé no traseiro' querendo dizer que era para apressar as obras para a copa. No Brasil poderiam dizer que era para passar 'sebo nas canelas', por exemplo.

No século XIX foi inventada a língua mais original: a solresol. As palavras dessa língua podiam ser cantadas, tocadas ou faladas. Elas eram formadas por combinações das sete notas da escala diatônica. Não foi adiante por desentendimento quanto a detalhes gramaticais.

No México, os índios mazatecos se comunicam entre si por meio de assobios, sem risco de mal entendidos. As crianças da tribo aprendem a assobiar ao mesmo tempo em que aprendem a falar. É um processo simples onde se utilizam somente dos ritmos e do tom da fala comum, porém sem o uso da palavra. A imitação da palavra de forma inteligente que a pessoa assobia imita a fala comum. Há índios mazatecos bilíngües, que assobiam na própria língua e em espanhol.

Em algumas regiões distantes da Turquia, por exemplo, e nas Ilhas Canárias também há pessoas que falam por assobios. Certamente os mais novos já apelaram para o uso do celular. Mas, se as modernidades falharem, o assobio é a solução.

Aí fica a sugestão para enfrentar grampos de escuta – assobiem! Ou criem uma idioglosia – uma língua privada entre duas pessoas...

A língua de sinais para os surdos-mudos já é de uso corrente aqui no Brasil e muitas pessoas se valem dela para se comunicar.

Há também a arte da 'conversa silenciosa' – através de posturas que são fáceis de entender. As mensagens dos gestos e maneira de cumprimentar (aperto de mãos), o abraço, mão na cintura, na nuca, no queixo, no bolso, etc., são algumas técnicas para transmitir mensagens, ou 'conversar'.

A maneira de olhar também transmite muita coisa. Inclusive dá para saber se a pessoa está mentindo ou falando a verdade pela forma como ela olha.

A tal 'boa aparência' também é uma linguagem que pode dizer muita coisa de uma pessoa; ela é muito mais do que cor de pele, tipo de penteado, roupas, etc. Ela engloba também receptividade, cordialidade, simpatia, educação, boas maneiras, espontaneidade, linguagem correta, etc. Querer impor os padrões próprios num ambiente de trabalho é o maior erro que um candidato pode cometer.

Viver em sociedade exige saber se comunicar. Seja um poliglota da comunicação secreta.

 

-"Para quem cultiva a tolerância, o inimigo é o melhor professor". (Dalai Lama)