segunda-feira, 9 de abril de 2012

OBRAS PÚBLICAS - UM NEGÓCIO DA CHINA

 

Em uma reportagem intitulada 'Matéria de Capa' exibida pela TV Cultura no dia 1º de Abril próximo passado, sobre o crescimento da China, um dos temas foi a construção de moradias.  O assunto me fez lembrar uma charada matemática que propunha: - 'Se 10 pessoas constroem uma muro de cem metros em uma semana, em quantos dias cem trabalhadores fariam o mesmo muro?' – bem não precisa responder.  Segundo a reportagem, os chineses conseguem em dez dias erguer um edifício de quinze andares! Foi o que assistimos na reportagem. E não era piada de primeiro de abril. O prédio foi levantado com toda a tecnologia moderna, inclusive à prova de terremotos, usando imensos blocos pré-moldados que foram transportados para o local da obra onde eram  içados e encaixados um a um, andar por andar, até concluir a estrutura toda prontinha para uso. Como vemos, com planejamento, seriedade, tecnologia e vontade dá para fazer coisas que no passado seriam impossíveis de imaginar, entre elas a construção de moradias em tempo recorde. Sem dúvida, um negócio da China prático e de resultados!

No contraponto dessa notícia, nova tragédia na área serrana do Rio de Janeiro que expôs a realidade nacional: - Obras emergenciais? - PAC? - Minha Casa Minha Vida? - Creches? - Escolas? – Desabrigados das áreas serranas, e os desabrigados das inundações em PE? – Favelas e áreas de ricos? – Sem Teto? ... Nada sai do papel.

O que falta para que as obras se tornem realidade e atendam às reais necessidades da população atirada à própria sorte?

Não é por falta de tecnologia. Tem algo errado, pois um governo que se orgulha dos programas sociais já deveria ter feito algo mais do que projetos. Aliás, quando há vontade política, a coisa funciona. Basta lembrar a Vila Mutirão construída em Goiânia nos anos 80, no governo do Sr. Iris Resende. Até o então Presidente José Sarney compareceu e subiu numa escada para cobrir uma das casas pré-fabricadas levantadas em um dia. Se não me engano foram mil! Tudo dentro de um esquema de trabalho em equipe muito bem organizado.

Entre os vazamentos de conversas gravadas pela PF do último escândalo envolvendo políticos goianos, uma delas falava na 'compra de escola chinesa' para construir e alugar para o Estado. Suponho que haja um modelo de construção para escolas na China que teria chamado a atenção dos personagens flagrados na conversa; eles estavam interessados num verdadeiro negócio da China: importar a casa-escola e montar aqui...

Não precisa importar. Fabriquem aqui. Naturalmente esse assunto não interessa às empreiteiras e ao esquema de propinas... seria concorrência.

Na China vigora a lei de fuzilamento para os fora da lei, sendo que a conta da munição usada para a execução é enviada para a família.

Não precisamos chegar a tanto.

Mas que o jeitinho brasileiro de não fazer as coisas – sejam emergências ou não -  merece um bom puxão de orelhas, merece.

Não nos esqueçamos dos desabrigados da área serrana do Rio e de todos aqueles que perderam seus lares e estão à mercê da boa vontade dos poderes públicos.  Governo é para trabalhar em benéfico do cidadão.  A palavra chave é TRABALHO!