quinta-feira, 19 de abril de 2012

O MITO DO BOM SELVAGEM

Mito é a narrativa dos tempos fabulosos ou heróicos. Em geral está ligado à cosmogonia e se refere a deuses encarnados das forças da natureza. É uma representação de fatos reais e de personagens, de forma exagera pela imaginação popular.

Idéias defendidas por alguns visionários também se transformaram em mitos como, por exemplo, a idéia do 'Bom Selvagem' atribuída aos nativos do recém descoberto continente Americano, e que foi considerado e descrito como o paraíso terrestre povoado por pessoas cordiais e de fácil trato.

Consta, historicamente, que alguns nativos já haviam aportado ao continente Europeu, em seus estranhos barcos e trajes, em épocas anteriores, criando fantasias numa sociedade fechada da época.

A idéia do iluminista Rousseau sobre o 'Bom Selvagem' se propagou e até hoje muitas pessoas se referem aos nativos como sendo 'os povos da selva' sem levar em consideração a variedade e diversidade desses mesmos nativos que, na realidade, viviam perambulando pela ampla savana e clareiras, levados pela facilidade em obter frutos, ovos de aves, raízes, etc., e ao longo de rios onde a sobrevivência era mais fácil graças à pesca de uma imensa variedade de peixes, e coleta de ovos de tartaruga.

O bom selvagem, nômade por índole e necessidade, à parte da civilização, não era pacífico como querem fazer crer. A sua ferocidade era expressa nas guerras entre tribos rivais com massacres, e raptos de forma nada mitológica. Foram eles que num momento da história colaboraram de diversas formas com o branco que chegava ao litoral em busca de produtos da terra; posteriormente com o bandeirante – no ciclo de caça ao índio: caçando índio com índio; na Amazônia coletando riquezas naturais para os povoadores estrangeiros.  Nada mais do que seres humanos com todos os defeitos e virtudes dos civilizados.

Devemos ressaltar que a educação das crianças da tribo tinha e tem pontos positivos, sendo feita por todos os adultos da tribo, bem ao contrário do que Rousseau pregava – ou seja, ele defendia que a educação dos filhos deveria ficar a cargo do Estado. Aliás, segundo sua biografia ele teve cinco filhos com uma amante e ele próprio os entregou  para um orfanato para que fossem criados. 

Mitos criados a partir de suas idéias, como o do controle dos indivíduos pelo Estado, inclusive o controle do pensamento, tudo em benefício da comunidade, e de que a propriedade privada era a causa da criminalidade social, etc., influenciaram personalidades doentias, entre eles Lênin, com resultados catastróficos. Ainda hoje encontra seguidores entre as esquerdas que sonham com um mundo utópico que só existe na fantasia deles.

A realidade prova que os contatos pacíficos entre os povos é que gera progresso. Grupos indígenas que procuraram absorver as idéias de trabalho produtivo vivem muito melhor integrados ao mundo moderno. A diversidade cultural dos povos indígenas da América é tal que não dá para generalizar como tem sido feito. Generalizar é fácil; admitir as particularidades de cada um é que complica. Ou nas palavras de Nelson Rodrigues:

"Amar a humanidade é fácil; difícil é amar o próximo".