sábado, 1 de março de 2014

CHEGOU O CARNAVAL – ‘ ME DÁ UM DINHEIRO AÍ!... VAI, COM JEITO VAI... ’ QUANTO RISO. OH! QUANTA ALEGRIA...

Depois da fala da presidenta em Bruxelas, onde o samba do nego doido ficou eclipsado, vamos ao legítimo carnaval do povo. 
Carnaval  é a mais popular festa brasileira e consiste numa mistura de várias tradições  européias, adaptadas a um país de clima tropical e à uma sociedade com maciça presença de descendentes africanos.
Temos o carnaval de salão, de rua, de blocos, de escolas de samba, tudo com muita alegria. O carnaval de salão, ou clubes, ainda reflete os bailes de máscaras europeus de séculos atrás, estes muito formais.
As escolas de samba são uma leitura tropical dos desfiles de carros alegóricos que ainda hoje são apresentados em eventos populares da Europa e dos Estados Unidos. Os blocos de rua, por seu lado, repetem os hábitos dos cortejos festivos e barulhentos de origem africana. Corresponde ao ‘entrudo’ que marcava o inicio da Quaresma Cristã (Portugal) chamado de mela-mela onde umas pessoas lançam nas outras água, pó, farinha, confetes, serpentinas. A folia – na Península Ibérica – corresponde a uma dança viva, ruidosa, acompanhada de pandeiro, adufe e cantos.
A soma de todos esses aspectos deu origem ao carnaval brasileiro. Na verdade, o carnaval é um retrato da diversidade cultural de outros povos e que se adaptou ao ambiente tropical brasileiro. A intensa miscigenação étnica e cultural e por tabela lúdica, marca um dos eventos mais concorridos do país atraindo a curiosidade de milhares de turistas estrangeiros. A extensão territorial permitiu uma concentração de manifestações típicas de cada região: o carnaval de Recife com muito frevo e blocos de rua, além dos bonecos gigantes de Olinda;  o de Salvador com os trios elétricos acompanhados por gigantesco desfile de foliões com seus abadas; o desfile de escolas de Samba em São Paulo e no Rio de Janeiro em espaços apropriados – Sambódromos – com arquibancada para o público. Tudo isso movimenta a economia e atrai multidões de foliões para além dos tradicionais três dias de Carnaval.
O carnaval, período de festas profanas que se iniciava em geral no dia de Reis (06/01) – da Epifania, e se estendia até a quarta feira de cinzas   quando tinha inicio os jejuns da Quaresma tinha seu ponto alto nos três dias anteriores com destaque para  as folias e os corsos – desfiles de carros abertos e carruagens  ao som de marchinhas.
No Brasil do inicio do século passado as pessoas iam para as ruas em alegres desfiles ao som de marchinhas transmitidas pelo Rádio, ou para os salões onde cantores se apresentavam: - ‘Ó jardineira porque estás tão triste? O que foi que aconteceu? – foi a camélia que caiu do galho, deus dois suspiros e depois morreu...’; ‘Mamãe eu quero. Mamãe eu quero mamar. Dá a chupeta. Dá a chupeta para o nenê não chorar... ’; ‘mas que calooooôô. O sol estava quente e queimou minha cara... ’; ‘Chiquita bacana, lá da Martinica, só se veste com casca de banana nanica... ’; ‘Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí!’; ‘Lata d’água na cabeça, lá vai Maria. Sobe e desce o morro... ’ - Bons tempos ainda relembrados por grupos que preservam as tradições de quando carnaval não era apenas diversão.
As escolas de samba da atualidade são uma sociedade musical recreativa composta por sambistas, passistas, compositores e grande número de associados que defendem as cores de sua escola.  A finalidade é a de promover os festejos e desfiles no carnaval, os quais atingiram dimensão de tal que porte que o trabalho ocupa mão de obra especializada em várias áreas – desde a artística à logística. Os carros alegóricos, as alas, o canto – samba enredo – tudo é concatenado desde a comissão de frente ao bloco de encerramento para contar uma história ou fazer uma homenagem. Salvo alguns exageros, as escolas de samba tem primado por oferecer um magnífico espetáculo de luz, som, cores e harmonia, tudo de forma contagiante.
Os carnavalescos estão nas ruas. O grito de abertura já foi dado.

É Carnaval! Com chuva ou sem chuva, o folião não vai perder a festa  por nada. Assistirei pela TV.