domingo, 16 de março de 2014

AS DORES E AS DOENÇAS EM GERAL REFLETEM CONFLITOS, MEDOS E SENTIMENTOS REPRIMIDOS NUMA RELAÇÃO CORPO-MENTE.

DIAGNÓSTICO PELAS DORES: As dores em geral são o  sintoma mais observado e respeitado pelo doente. Se não sente dor, ou é suportável, o paciente vai adiando os cuidados necessários e o corpo vai se desviando do seu funcionamento normal. Dor é a sirene do alarme dado pelo corpo e que deve ser atendido. O homem descobriu os analgésicos que não curam, apenas disfarçam o problema; é como tocar o sino na hora do incêndio. Dá-se o alerta, mas não se resolve o problema.

Uma das principais queixas é a dor de cabeça. A cabeça, normalmente não dói. As dores de cabeça são em geral os reflexos de órgãos internos com problemas.

 Exemplos:  A dor ao redor dos olhos > é aí que se concentram os reflexos de vários órgãos importantes. O cérebro e o coração refletem seu colapso no nervo ótico. O fígado reflete dores nas frontes (direita e esquerda) do lado externo dos olhos. A vesícula tem reflexos de dor acima das sobrancelhas. O rim produz dores no fundo dos olhos e sob a pálpebra inferior (papeira) indica o liquido que o rim acumulou e não consegue eliminar. O desvio da coluna, distensões e problemas  musculares são detectados por dores no lobo frontal. Dor no bulbo indica toxinas no sangue (envenenamento). Um diagnóstico seguro ainda é o melhor tratamento, pois é a partir daí que uma alimentação adequada pode fazer o que muitos medicamentos não fazem.


DIAGNÓSTICOS PELAS EMOÇÕES - Qual a emoção que se esconde por trás de cada doença? – Estudos indicam que muitas das doenças mais comuns, incluindo dores em geral – da cabeça aos dedos dos pés - são resultados de emoções negativas. Da mesma forma seriam resultantes outros problemas de saúde como a hipertensão arterial, disfunções cardíacas, desordens nervosas variadas. A solução estaria em trabalhar essas emoções e procurar ter uma vida mais saudável e compreender esta conexão psicossomática,  reconhecendo que “a mente e o corpo são um todo".

Por exemplo, sabemos que um sentimento de ansiedade ou nervosismo pode resultar em um distúrbio de estômago, constipação ou dor de cabeça. Sabemos que o estresse pode causar úlceras ou até mesmo ataques cardíacos; depressão e infelicidade afetam nosso corpo para o ponto onde nos sentimos pesados e letárgicos, falta de energia; Perdemos o apetite ou comer demais; costas e pescoço nos machucar... No entanto, a felicidade aumenta nossa energia e nossa vitalidade.
Admite-se a existência de uma linguagem psicossomática de fácil compreensão. O individuo deve em primeiro lugar expor seus conflitos internos para depois enfrentá-los e transformá-los em momentos de paz e harmonia  através da descontração física e mental, obtendo assim a cura. Vejamos alguns pontos do corpo que, com frequencia, se tornam objeto de preocupação pelas dores que acarreta: 
Os Pés: -  São os meios pelos quais se mantem a estabilidade, que dá segurança na relação individuo - mundo. Os problemas nos pés indicam um conflito na direção e na produção de movimento, bem como a falta de segurança e estabilidade em nosso ambiente. Porém, não podemos dissociá-los do calçado utilizado que nem sempre oferece segurança e estabilidade.
Costas: - Corresponde a  um espaço que combina símbolos e seus  significados. É nas costas (simbolicamente) onde deixamos tudo que  não se quer ver ou mostrar para os outros. Lá é o lugar onde escondemos sentimentos e experiências que nos causaram prejuízos  ou confusão. Contém a coluna vertebral, o elemento mais importante da estrutura  psicossomática; ela é o pilar que sustenta o nosso ser e onde se situa o resto do corpo. Dor nas costas indica o desejo de fugir de alguma coisa, para voltar a ela; também temos de livrar-se do "peso" que carregar nela. A postura correta é uma arte pouco praticada no mundo civilizado.
Pescoço: - é a ponte entre a mente e o corpo. Um pescoço com pouca mobilidade indica a incapacidade de ver em todas as direções: é uma visão muito rígida e limitada que significa obstinação um tacanho. Pode, também, constituir uma reação ao estresse extremo, o que nos dá o desejo de nos prender e nos limitam.
Hipertensão: - Excesso de stress emocional é muitas vezes uma pressão de sangue elevada ou um forte de tensão nervosa. A causa encontra-se em um profundo medo e falta de confiança, a sensação de que estamos em perigo constante, e devemos ficar alerta. Isto pode ser atribuído a alguma experiência traumática no passado. É essencial uma respiração profunda e relaxamento total.
Coração:- Como centro de amor e núcleo de nossas emoções, é associado com toda a gama de sentimentos. Ataques cardíacos são uma situação desesperadora, através do qual o corpo nos avisa que temos ido longe demais, que pagamos muita atenção para os aspectos materiais ou que estamos a lutar para conseguir algo de real pouco valor e não dedicar atenção suficiente para a família ou os afetos.

Muitos outros exemplos poderiam ser citados. A verdade é que a vida antinatural da nossa dita civilização está lançando uma cota muito alta de tensões e responsabilidades cada vez mais cedo, não respeitando o ritmo natural de crescimento e desenvolvimento físico e mental das pessoas. Crianças já sofrem de diabetes, obesidade, hipertensão, estresse, enquanto jovens tem ataques cardíacos e o envelhecimento precoce tanto físico como mental está a atormentar todas as idades.