sábado, 8 de março de 2014

AÇÚCAR – O VILÃO DISFARÇADO – UM REGIME BÁSICO PARA QUEM DESEJE MUDAR DE HÁBITOS ALIMENTARES.


A Organização Mundial da Saúde constantemente revê seus conceitos sobre as quantidades deste ou daquele produto alimentício. No momento é o açúcar branco que cai de 10% para 5% das calorias diárias o que equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá) — ou 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para um adulto diariamente. O AÇÚCAR representa importante fonte econômica para os países produtores, e, por esse motivo, dificilmente será abolido; mesmo sabendo que é uma das causas de muitos distúrbios alimentares que afetam milhões de pessoas.
Desde 1980 quando descobri que dá para viver muito bem sem açúcar, muita coisa mudou em nossos hábitos alimentares. Gradativamente  outros itens como feijões, leite, ovos, batatas, refrigerantes, bebidas, carnes vermelhas, manteigas, etc., foram sendo eliminados do meu cardápio e sendo substituídos por frutas, mel...
Tudo depende de fazer trocas adequadas para não sofrer deficiências. Um dos lemas nossos é: Não fritar o que pode ser assado; não assar o que pode ser cozido; não cozer o que pode ser comido cru. A ordem de ingestão dos alimentos também é importante.
 Para quem quiser fazer uma revisão dos seus hábitos alimentares, aqui vai um, digamos, ‘regime básico’ simplificado. O desafio é para 60 dias.

Usar à Vontade: - (seguir a ordem):
1)     Frutas de sabor doce e suculentas (melancia, melão, abacaxi, cítricos); e também as frutas desidratadas (passas) > não confundir com sementes (nozes, avelãs,castanhas); b) Mel (em substituição ao açúcar) – Não usar se tiver excesso de glicose no sangue; c) Saladas cruas em geral, de preferência sem tempero, ou ao gosto; d) água de coco e a polpa do coco verde. e) Torradas; f) Frutas digestivas: mamão, manga, melão, abacaxi – após as refeições.
2)     Usar frutas sólidas após as liquidas > no desjejum, nos lanches e nas diferentes refeições do dia. Pode incluir as frutas desidratadas (ameixas, damasco, uvas passas, figos, tâmaras).
Seguir uma ordem nas principais refeições: 1º. As saladas cruas e as frutas. Depois os outros pratos de uso moderado. As pessoas entendem que o gostoso está nos temperos e condimentos. Usar sem abusar > sal, alho, cebola, pimenta, salsa, limão, azeite.

Usar moderadamente: - arroz integral, milho verde, trigo integral, folhas, legumes, raízes, tubérculos, hortaliças, carnes magras ou brancas. Frutas como abacate e banana. Ricota, coalhada, amêndoas, azeitonas.

Não Usar – álcool, bebidas refrigerantes, fumo, açúcar de cana ou de beterraba, frituras, óleos, margarinas, manteiga, produtos químicos, massas, cereais refinados, feijões (soja, lentilhas, grão de bico, ervilhas) amendoim, leite, chocolate, castanhas, ovos.

Em geral, produtos de origem animal de difícil digestão deveriam ser suprimidos em caso de uma dieta com finalidade de tratamentos. OU PELO MENOS SER REDUZIDOS À METADE num primeiro momento e ir diminuindo gradativamente até não sentir falta. É um processo demorado que exige conscientização para ter sucesso.
Você sabia que o açúcar quando começou a ser produzido era vendido em farmácias em pequenos torrões, sob receita? Hoje ele está à disposição nas prateleiras de todos os supermercados e escondido em muitos alimentos industrializados para dar aquele sabor que ‘’vicia’.